O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a visita de alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do CETEP/LNBA.

Dividido em dois momentos, primeiro os estudantes estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fonte dos Padres, que, sendo construída em Narandiba, é a maior obra de esgotamento sanitário da história da cidade e parte fundamental para o salto de 14% para 35% na cobertura. Depois, foram até a ETE do Parque Diesel, esta já em funcionamento, onde puderam conferir de perto como o esgoto, depois de tratado, é lançado no rio Aramari.

Na ocasião, o assessor da Diretoria Técnica, Danilo Ribeiro, explicou os benefícios e futuro funcionamento da ETE que ocupa mais de 39 hectares, um tamanho correspondente a mais de 36 campos de futebol, bem como a pertinência do contato dos alunos com o sistema de esgotamento da autarquia. “A visita foi muito importante, pois se trata de um trabalho de educação ambiental”, afirmou o engenheiro ambiental.

Felipe Santana, 16, avaliou a experiência como positiva. “É importante para a gente que é estudante de Meio Ambiente, porque é uma coisa que está diretamente ligada, mas é um dos pilares da qualidade de vida da população”, pontuou, referindo-se à coleta, o tratamento e a emissão dos resíduos domésticos.

Para Samira Gusmão, 17, a visita conduzida pelo assessor da diretoria técnica e engenheiro ambiental, que discorreu sobre cada particularidade, equipamento e etapa dos processos de tratamento, valeu muito a pena.  “Escutar isso de uma pessoa que está a mais tempo na área, que tem mais conhecimento, uma experiência maior, isso é muito bom para a gente, é gratificante”, disse.

“Desde o início do ano que eu tento trazê-los para a realidade do que é o nosso município”, contou a professora de Biologia e de Ecossistemas e Impactos Eliana Machado Rocha. “Inicialmente, fomos para a estação de captação para ver como é a questão da qualidade de água e, agora, para a estação de tratamento de esgoto para ver como eles percebem essa situação”, completou.

Cotidianamente, a autarquia está aberta ao agendamento de visitações, disposta a difundir cada vez mais o conhecimento no que diz respeito ao abastecimento de água e ao cuidado com o esgoto.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui