Em referência à campanha do Outubro Rosa, que tem mobilizado as equipes da Prefeitura de Alagoinhas com uma extensa agenda de atividades voltadas ao público feminino, desde o início do mês, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres e em parceria com a Unirb, realizou, na última quarta-feira (23) , uma Feira de Saúde na sededo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

A ação, que teve o objetivo de fortalecer o nível de informação das assistidas e ex -assistidas pelo CRAM, com recomendações sobre prevenção e autocuidado, também ofereceu atendimentos de Optometria e orientações de nutricionista.

Dentro do conjunto de ações em alusão à campanha, a Semas também promoveu, na quinta-feira (24), no CRAS de Nova Brasília, um momento de informação e cuidado com a autoimagem para mulheres atendidas pelos Grupos de Convivência. O evento aconteceu por meio de uma parceria entre o CRAM, Unidade de Saúde de Nova Brasília, Faculdade Santo Antônio, Associação dos Profissionais da Beleza de Alagoinhas e Região (ASPBAR) e Mary Kay. Na ocasião, as mulheres participaram de uma dinâmica sobre autoexame ministrada por estudantes do curso de Fisioterapia da faculdade e contaram com serviços gratuitos de corte de cabelo, escova, manicure e maquiagem.

Usuária do Cras de Nova Brasília, a dona de casa, Angélica Cerqueira, aprova a iniciativa. “Quando a gente recebe um folheto ou participa de alguma palestra que fala sobre o assunto, na hora a gente para e pensa se está se cuidando. Sem falar que os serviços também são bem-vindos, já que aproveitei minha vinda ao CRAS para cortar meu cabelo, de graça, durante essa ação da prefeitura”, comentou.

Foto: Sid Siqueira

O secretário da Semas, Alfredo Menezes, lembra que as atividades, além de conscientizar, também têm o intuito de fortalecer o vínculo de confiança para uma melhor eficácia do trabalho dentro da Rede Municipal de Proteção à Mulher. “Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas mulheres durante o ano inteiro”, destacou gestor. “Nós estamos chamando a atenção para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, com ações que contribuem desde à elevação da autoestima à conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, que acomete principalmente mulheres entre 40 e 69 anos. Agradecemos a valiosa parceria com as empresas e instituições, que sempre estão juntos conosco”, completou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Nascimento.

A programação do outubro Rosa pela Semas segue, no dia 29, com a capacitação  “Ela Pode”, a partir das 14h, na Praça do CEU e com o “Dia de beleza”, que será proporcionado às mulheres no dia 30, na sede do CRAM, também às 14h.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui