As equipes do Grupo C e do Grupo D que se enfrentaram, neste domingo (27), no campo de bola de Riacho da Guia, pelo campeonato da Liga, encontraram uma nova estrutura no local. Dando continuidade ao investimento e ao reconhecimento do esporte amador na cidade, a Prefeitura entregou oficialmente, neste fim de semana, vestiários, sanitários feminino e masculino, sala da diretoria da Liga e sala da arbitragem ao distrito que conta, a partir de agora, com uma estrutura adequada para receber os desportistas.

A iniciativa é fruto de emenda do vereador Noberto Alves, o “Bebé”, filho de Riacho da Guia, que salientou, neste domingo, a importância do incentivo às práticas esportivas. Segundo ele, “é preciso valorizar e incentivar os atletas da terra”. O vereador parabenizou o prefeito pelo grande trabalho que tem sido realizado no distrito, não apenas no que se refere às práticas esportivas. Bebé chamou a atenção para os avanços na educação, com intervenções e melhorias nas escolas, e também para a melhoria efetiva do sistema de abastecimento de água do distrito.

No que se refere ao campo de bola, mais de 100 mil reais foram investidos, e os times têm agora um espaço exclusivo para a troca de roupa, além de sanitários públicos apropriados, com mictórios, lavabo e chuveiro para banho.

Foto: Milena Lima

Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, a entrega dos vestiários e sanitários do campo de bola de Riacho da Guia fazem parte do reconhecimento do esporte enquanto atividade não apenas recreativa, mas também de finalidade educativa, sociocultural e profissional. Iraci Gama destacou que o governo municipal tem apostado na promoção de práticas coletivas em todas as modalidades, incentivado o esporte amador junto às ligas de bairro e conquistado melhorias para os equipamentos públicos de esporte e lazer no município.

Foto: Milena Lima

O prefeito Joaquim Neto destacou que o investimento traz reflexos diretos não apenas para o entretenimento e para a diversão das famílias, mas também para toda a cadeia produtiva local que se movimenta a partir da realização dos jogos.

“Além do lazer, essa estrutura atende a toda uma comunidade que, nos dias de campeonato, se reúne em torno do campo, seja para assistir à partida, seja para comercializar seus produtos. O incentivo que temos dado ajuda a manter a tradição das ligas, que acontecem há muitos anos, mas também a trazer visibilidade para os atletas, a promover a inclusão, a integração. Então temos não só uma forma importante de entretenimento, mas também encontros através do esporte, desenvolvimento, ressocialização, novas oportunidades, impacto social e econômico”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.

A SECET aproveitou a solenidade de entrega para homenagear a família Mendes, com menção a Jairo Mendes, pelos serviços prestados ao distrito e à comunidade de Riacho da Guia. O presidente da Liga Desportiva de Riacho da Guia, Ivan Luís Santos Lima, também salientou a importância de valorização do esporte amador.

Após a solenidade, que contou com a presença de secretários municipais e moradores, a bola rolou dentro de campo. Pela 4ª rodada do campeonato, no Grupo C, Palmeiras enfrentou o Lagoa e Tombador pegou o Sucupira na disputa. Pelo Grupo D, Gol de Placa e Novo Horizonte disputaram a partida. Entre Rios e Guerreiros fecharam as rodadas do dia.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui