O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810.

Todos sabemos que a leitura abre as portas para um mundo mágico, um mundo de possibilidades e fantasias. Mas o que muitos de nós não sabemos é que a importância da leitura começa antes mesmo de conhecermos o rostinho do bebê.

Segundo especialistas, o bebê começa a perceber e identificar o som da voz materna a partir da 20ª semana de gestação. O hábito de ler e cantar para os bebês ainda na barriga, cria um elo entre os pais e o bebê, que já reconhece a voz deles, principalmente a da mãe.

Quando lemos para o bebê na barriga, não estamos esperando que ele entenda a história que está sendo contada. Estamos oferecendo tranquilidade, estreitamento de laços e fazendo com que o bebê perceba que estamos ali com ele.

A compreensão do mundo chega na primeira infância através dos sentidos e do afeto, e o livro cumpre bem esse papel.

Quando a criança nasce esse hábito da leitura deve continuar, e quando o bebê começar a interagir com objetos, insira o livro nas brincadeiras do pequeno. Crie tempo e espaço para essas leituras! Essa prática aguça a curiosidade, permite que a criança seja mais segura e conviva bem com as diferenças.

Através dos livros, segundo estudo do petite box, as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações, percebem que existe vida dentro do livro. Esses pequenos são mais observadores do que podemos imaginar e estão prestando atenção em tudo, por isso o manuseio, a descoberta do livro é muito importante. Deixe que ele pegue, abra, perceba o que aquele objeto tem a oferecer. O mundo da imaginação está completamente associado à leitura, à fantasia, à criação e interpretação que cada um dá para o que escuta ou lê. Nessa fase de brincar, experimentar e imaginar, o vocabulário do seu filho está se desenvolvendo e quando o processo de alfabetização iniciar, seu filho já foi apresentado às letras, às formas, aos pequenos textos. São leitores sem ainda saber ler.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui