Decoradas em rosa, com mensagens educativas, um delicioso lanche e todos os funcionários vestidos da mesma cor para que toda mulher lembre-se da importância de se cuidar. É neste ambiente acolhedor que as unidades de saúde de Alagoinhas têm recebido o público feminino no Outubro Rosa, campanha que fortalece as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, indicados pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença.

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

Cumprindo o cronograma de intensificação de ações de prevenção e de divulgação de informações, nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde (SESAU) levou a proposta da campanha às Unidades de Saúde de Santa Terezinha e do Petrolar I, onde, das 8h às 14h, centenas de mulheres tiveram acesso a consultas médicas, atendimentos odontológicos, testes rápidos, vacinação, preventivo, dispensão de medicamentos, agendamentos para mamografia, aferição de pressão, glicemia, além de palestras sobre a Saúde da Mulher e serviços de beleza.

Foto: Roberto Fonseca

A intenção, de acordo com a secretaria de Saúde, Rosania Rabelo, é mobilizar o maior número de mulheres possível até o final do mês. A gestora destaca o preparo da equipe e a importância de participar da campanha. “As enfermeiras e médicos da Policlínica e das Unidades de Saúde nos bairros e na zona rural estão dedicados e preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, uma doença pode ser diagnosticada precocemente, melhorando a qualidade de vida de nossas mulheres”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

A programação do Outubro Rosa incluiu o Momento M, na Policlínica Municipal, quando mais de 1500 mulheres foram beneficiadas com mutirão de consultas, exames e serviços de beleza e o Corujão da Saúde, que segue com os atendimentos das 18h às 21h, na Unidade de Saúde do Taizé, no dia 23, na Unidade de Alagoinhas Velha, no dia 24, na Unidade do 21 de Setembro, no dia 28, e na Unidade de Nova Esperança, no Jardim Petrolar, em 29 de outubro.

De acordo com a SESAU, também será divulgada uma agenda de ações do Corujão da Saúde nas unidades da zona rural.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui