A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (7), uma série de encontros nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, mobilizando as redes estaduais e municipais de ensino para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A avaliação nacional, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país, e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O encontro territorial, que também será realizado na quinta-feira (10), é mais uma ação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia), e conta com a participação de dirigentes da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), e das secretarias municipais de Educação, além de representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os temas abordados durante os encontros, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.

A avaliação é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que participou do encontro, nesta segunda-feira, em Feira de Santana, falou sobre a importância deste processo de mobilização. “A prova SAEB é uma referência muito importante para monitorarmos as políticas públicas, estruturarmos as práticas e o processo de formação dos profissionais de Educação. É um medidor extremamente importante para se avançar na qualidade do ensino”, ressaltou o gestor, que contou sobre o fortalecimento do  Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). “A Bahia implantou o SABE, que vai servir para monitorarmos, também, os nossos índices de aprendizado nos anos em que não forem aplicadas as avaliações nacionais”, explicou.

O presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile, destacou que esta mobilização faz parte de uma série de ações em parceria com a SEC, visando a melhoria da Educação. “Desde o início do ano que intensificamos o trabalho em parceria com a SEC, unindo as redes estaduais e municipais de ensino, para a melhoria da Educação. O diálogo envolve diversas iniciativas como o SABE e as discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, explicou.

Para o diretor Marcos Antônio Queiroz, do Núcleo de Paulo Afonso (NTE 24), este é um momento decisivo para a mobilização nos municípios. “Conseguimos trazer os secretários municipais para este encontro, fazendo com que tenham mais conhecimento sobre a importância da avaliação para a melhoria da Educação. Com esse diálogo, podemos garantir um planejamento para que as escolas mobilizem os estudantes e eles possam participar das provas”, enfatizou.
AGENDA

07 de Outubro (segunda-feira)

Irecê: CJCC – Av. Caraíbas, 659 – Centro
Seabra: Colégio Estadual de Seabra, Av. Franklin de Queiróz, 0595 – Centro
Itabuna: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Av. José Soares Pinheiro – Centro Comercial
Teixeira de Freitas: CETEPs, Rua Beira Vale, 38 – Jardim Caraipe
Itapetinga: Colégio Estadual Alfredo Dutra – Av. Esperanto s/n – São Francisco de Assis.
Itaberaba: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Joel Presidio, s/n – São João
Ipirá: Auditório do CETEP, Rua Dr Elziro Macedo, s/n – Centro
Jacobina: Auditório do Colégio Municipal Gilberto Gil Miranda, Rua Antônio Vieira De Mesquita, Bairro: Felix Tomaz.
Santo Antônio de Jesus: Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes – R. Machado Bitencourt, s/n – Andaia.
Jequié: Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão da informação Regis Pacheco – Rua 15 de novembro, s/n Campo do América.
Eunápolis: Colégio Estadual Armanando Ribeiro, R. Maria Quitéria, 281, Centro
Salvador: IAT – Estrada das Muriçocas, s/n – São Marcos.
Paulo Afonso: Auditório do CTDA/UNEB. R. do Gongorra, s/n, Bairro: Alves de Souza

10 de outubro (quinta-feira), às 8h

Serrinha: Auditório do CETEP – Av. Araci s/n Cidade
Valença: Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins – Rua Pedro Sanches, Graça.
Amargosa: CETEP – Qd 2 Estrada Amargosa Milagres – S/N.
Juazeiro: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Rua João XXIII, Bairro João XXIII s/n.
Caetité: Avenida Professora Marlene Cerqueira, Centro Administrativo, prédio 03. Bairro Prisco Viana. Caetité-BA
Alagoinhas: CETEP – Rua Maria Feijó, Centro
Vitória da Conquista: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Av. Luís Eduardo Magalhães, S/N – Candeias.
Senhor do Bonfim: Colégio Estadual senhor do Bonfim – Rua Floriano Peixoto, 150, Pd Centro.
Barreiras: CETEP – Av. ACM, n° 2600, Bairro – Flamengo

Fotos: Divulgação

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui