A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta segunda-feira (7), o último ciclo de revisão do ano do projeto Aulão Enem 100%, que prepara os alunos da rede estadual para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 3 e 10 de novembro. As aulas seguem até sexta-feira (11) e devem reunir cerca de 1,6 mil estudantes de 40 unidades escolares de Salvador e região metropolitana, no auditório da secretaria, com a participação de professores e convidados.

As atividades são transmitidas ao vivo, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), nas redes sociais (@EducacaoBahia) e no canal da secretaria no YouTube (/todospelaescola). “Todo o material está disponível no portal. Os alunos podem entrar e ver as aulas, assim como baixar as apostilas e responder aos exercícios. Nosso objetivo é oferecer esse serviço ao maior número possível de jovens, para que eles possam melhorar ter o melhor resultado possível nas provas”, explica a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito.

Em busca do sonho de cursar engenharia elétrica, o estudante Vitor dos Santos está aproveitando o aulão para revisar os assuntos. “Para quem vai fazer as provas, essas aulas são ótimas e têm uma importância grande no resultado que vamos ter. O projeto ajuda a manter o conteúdo fresco na cabeça, mas funciona também para nos deixar mais relaxados. Geralmente, nesse momento, a gente sente muita ansiedade, pois a prova está bem próxima. Por isso, antes da aula, há uma apresentação musical, que tem um efeito muito bom para aliviar o estresse”, afirma Vitor.

Programação

Nesta segunda-feira (7), estão sendo realizadas revisões de filosofia, história e física. Na terça (8), será a vez de matemática, redação, inglês e geografia; na quarta (9), língua portuguesa, geografia, química e matemática. Na quinta (10), os alunos irão contar com aulas de sociologia, redação, língua portuguesa e biologia. Na sexta (11), o aulão será encerrado com revisões de física, história, redação, matemática e biologia.

Além dos conteúdos para o exame nacional, o Aulão Enem 100% aborda conteúdos relativos às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Sabe), que serão aplicadas entre 14 e 25 de outubro.

Redijaê

Com os objetivos de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, o Enem 100% envolve, além dos aulões, o Redijaê, ação voltada ao fortalecimento da produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes.

Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: ‘Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo’; ‘O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro’; e ‘Imigrações e a crise dos refugiados’.

Fotos: Claudionor Jr./Secretaria da Educação

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui