Foto: Gleidson Moreira

Com objetivo de promover formação continuada para profissionais da educação foi apresentado e assinado, na tarde desta segunda-feira, dia 30, na União dos Municípios da Bahia (UPB), as ações do memorando de entendimento firmado entre a UPB, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME/BA). O termo de cooperação já será iniciado este ano, com previsão de qualificar 834 profissionais em três encontros, que devem acontecer em outubro, novembro e dezembro.

 O Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que esta iniciativa é fruto do que foi pleiteado no 7º Encontro de Prefeitos, que aconteceu de 13 a 15.09, quando o presidente da UPB, Eures Ribeiro, solicitou uma atuação da Secretaria com envolvimento direto dos municípios. “O que está sendo apresentado hoje é passivo de adequação que os senhores prefeitos puderem sugerir. A minha equipe está sempre à disposição”, disse Jerônimo. O Secretario destacou, ainda, o pioneirismo da Bahia com esta ação de formação continuada.

“Eu confesso que fiquei surpreso porque achei que fosse algo pequeno. Com o conteúdo explicado aqui percebo que é mais denso. A gente precisa muito porque temos uma dificuldade grande na formação dos nossos educadores”, disse o presidente da UPB, Eures Ribeiro. “É o primeiro passo para a formação continuada não só de professores, mas de coordenadores e gestores em uma área que os municípios necessitam, que é do ensino fundamental II”, avaliou o presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile.

 “Eu sempre me perguntei como é que a gente está prefeito do município, as ações do estado estão no nosso município e a gente não é participado. É inédito o secretário chamar a UPB e a UNDIME/BA para discutir a educação do estado conjuntamente”, disse o diretor da UPB e prefeito de Santana, Marcão Cardoso, que foi responsável pela articulação do encontro.

De acordo com a apresentação feita por Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), os objetivos específicos do acordo são: contribuir com a formação continuada de profissionais da educação a fim de garantir a aprendizagem; apoiar melhoria da atuação dos gestores escolares; propiciar intercambio e colaboração entre os profissionais da educação; articular parcerias com agências de fomento à pesquisa; aproximar os Territórios de Identidade.  O deputado federal Jorge Solla estava presente no encontro.

Publicidade 3

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui