Foi lançado em Salvador o primeiro aplicativo de licitações do Brasil, o Solução Online de Licitação (SOL). O sistema vai facilitar e agilizar o acesso de organizações produtivas da agricultura familiar baiana a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país.

Além disso, o SOL vai possibilitar transparência nas aquisições, gerar eficiência na gestão de recursos públicos, vai movimentar a economia local e fortalecer a economia baiana.

O SOL será utilizado por associações e cooperativas da agricultura familiar beneficiadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O aplicativo foi desenvolvido em pelo Governo da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, em parceria com o Projeto Governo Cidadão, executado pela Secretaria do Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, tendo como apoio do Banco Mundial. O aplicativo garante a integridade do processo licitatório. O lançamento ocorreu no dia 9 de julho.

Cadastro

O SOL está disponível na Play Store e, em breve, na Apple Store. Fornecedores de todo o país podem baixar o aplicativo e se cadastrar, acessar as oportunidades em andamento e enviar as propostas.

A previsão é que, a partir de dezembro deste ano, as associações e cooperativas da agricultura familiar contempladas com recursos do Bahia Produtiva realizem compra de bens e serviços somente por meio do SOL.

A Cooperativa de Jovens Produtores Rurais do município de Água Fria, no Território Portal do Sertão, com 216 famílias cooperadas, foi a primeira a utilizar o aplicativo SOL, em fase de teste. A entidade foi contemplada pelo edital Alianças Produtivas, do Bahia Produtiva, com investimentos que estão sendo aplicados para fortalecer a atividade de avicultura.

Para o representante da cooperativa, Rafael Santos Borges, o sistema é ágil e eficiente. Segundo ele, foram comprados notebook, GPS e outros equipamentos em tempo recorde. Rafael ainda destacou que o sistema responde automaticamente: é só colocar a licitação e já vem tudo pronto.

Publicidade 3