Cidade polo no Nordeste e Litoral Norte baiano, Alagoinhas sedia no dia 08 de agosto a primeira edição do Fórum de Cidades Digitais destinado para fomentar a modernização dos municípios da região. O encontro, promovido por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, está com inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/alagoinhas.

Diversas soluções e modelos em andamento nas Prefeituras, mostrando como os municípios têm facilitado o atendimento à população, reduzindo despesas e gerando novos negócios através das Tecnologias da Informação e Comunicação, serão apresentados durante o Fórum, conforme lembra o diretor da RCD, José Marinho. “Tecnologia é fundamental para melhorar a relação entre cidade e cidadão, sem contar os inúmeros ganhos em eficiência de gestão. O Fórum vem para promover a troca de experiência entre os gestores públicos, aproximando-os desse ambiente de inovação”, explica.

O diretor de Tecnologia de Informação de Alagoinhas, Jorge Félix, cita a carência na oferta de serviços eletrônicos nas Prefeituras da região. “Apesar dos avanços, o uso de tecnologia nessas Prefeituras ainda é bem restrito. O cidadão não consegue ter acesso aos serviços das prefeituras de forma digital e Alagoinhas hoje vem se tornando referência no conceito de cidade digital na região”.

Com pouco mais de 150 mil habitantes, Alagoinhas começou a implantar o seu projeto de Cidade Digital em 2017, durante o primeiro ano de mandato do prefeito Joaquim Neto. “De lá para cá viemos implantando várias tecnologias, a exemplo do Portal da Transparência. Hoje, Alagoinhas é a sétima cidade mais transparente do Estado”, observa.

De acordo com o diretor de TI, Alagoinhas foi a primeira cidade no Nordeste baiano também a disponibilizar wi-fi gratuito em áreas públicas. “Aqui no caso foi no terminal coletivo, na festa de São João e na Praça Rui Barbosa. Nós estamos lançando agora no segundo semestre um chamamento público para contemplar mais 46 praças do município e distritos, além dos prédios públicos”, adianta.

A proposta é aumentar a conectividade no município sem onerar os cofres públicos, já que a ideia é envolver, por meio de parceria público-privada, empresas e provedores de internet interessados em utilizar os espaços para publicidade. O I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste baiano tem o patrocínio da 1Doc.

Serviço:

I Fórum de Cidades do Nordeste Baiano

08 de Agosto de 2019, em Alagoinhas

Local: a confirmar

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo [email protected] ou pelo (41)3015-6812

Publicidade 3