Publicidade 3

Quem planeja fazer viagens intermunicipais vai pagar mais caro a partir desta terça-feira (7). É que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciou nesta segunda (6) que as tarifas das linhas rodoviárias intermunicipais de longa distância serão reajustadas a partir de terça-feira (6). A agência explicou que o reajuste é anual e que o percentual de aumento aplicado dessa vez será de 3,3%. 

As novas tarifas são definidas com base na correção dos índices do IPCA, IGPM e variação do diesel. A margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos. O último reajuste concedido às empresas foi dado em janeiro de 2018.

O transporte intermunicipal de passageiros é um serviço público de competência do Estado, constituído para atender à s necessidades de deslocamento da população entre as diversas regiões da Bahia, sendo outorgado à  iniciativa privada através de concessão ou permissão, precedida de licitação. A Agerba é o órgão responsável pela outorga, regulação, controle e fiscalização das concessões e permissões para a operação desse serviço.

De acordo com a Agerba, atualmente são fiscalizadas 53 empresas concessionárias e permissionárias, que operam as 1.357 linhas e serviços do transporte intermunicipal de passageiros. Além disso, segundo a agência, são cerca de 3.350 veículos cadastrados que transportam mais de dez milhões de passageiros por mês no estado.

FONTECorreio 24h
COMPARTILHAR

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui