Publicidade 3

Com foco no fortalecimento do ensino-aprendizagem da rede municipal e adotando a perspectiva da Educação como prioridade, a Prefeitura convidou, esta semana, professores e coordenadores do 2° e do 5° ano das escolas para uma formação do programa “Educar pra Valer”.

As atividades, conduzidas por formadores que vieram diretamente do Ceará, fazem parte do programa, e abarcaram debates, discussões sobre metodologias de ensino, práticas com resultados efetivos para as dinâmicas em sala de aula e orientações com apoio de material pedagógico.

Foto: Roberto Fonseca

Promovida na última terça-feira (26), a formação reuniu profissionais no auditório do Hotel Plaza e no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) campus Alagoinhas, com carga de 4h para professores do 2° ano e de 8h para educadores do 5° ano.

Foto: Roberto Fonseca

“O objetivo principal foi tratar com os professores sobre metodologias, práticas educacionais e encaminhamentos que contribuam para o desenvolvimento do aluno”, pontuou a coordenadora do programa em Alagoinhas, Queila da Conceição Oliveira.

Apostando na referência de experiências bem-sucedidas nacional e internacionalmente, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) quer incorporar, ao município, iniciativas que gerem resultados pedagógicos e atendam às demandas dos alunos com um ensino de excelência.

Foto: Roberto Fonseca

As propostas e melhorias, segundo a SEDUC, vêm através da integração entre formações, parcerias, planejamento e gestão.

“Interessante também foi notar a receptividade dos professores que participaram dessa formação. Houve um encantamento por parte dos profissionais e uma frequência de mais de 90% entre os professores que atuam nas respectivas turmas da rede municipal para as quais a formação foi oferecida”, ressaltou Queila Oliveira.

De acordo com a SEDUC, a previsão é de que novas formações sejam realizadas já no próximo mês.

Sobre o programa
O “Educar pra Valer” tem como objetivo prestar cooperação técnica gratuita nas áreas pedagógica e de gestão. Desde fevereiro deste ano, Alagoinhas tem contado com as ações do programa, que trabalha pela melhoria da qualidade da educação pública através de boas práticas de gestão.

O município do interior baiano foi um dos 5 selecionados do estado para a iniciativa, ligada à Associação Bem Comum e financiada pela Fundação Lemann.

O programa adota a experiência do município de Sobral – 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – como ponto de partida para potencializar o desenvolvimento de alunos e trazer resultados efetivos à Educação Pública dos municípios.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta