Com a chegada do período de chuvas, a prefeitura de Alagoinhas executa ações preventivas e atua em várias frentes. Por meio das secretarias de Infraestrutura (SECIN) e de de Serviços Públicos (SESEP), as equipes intensificaram os trabalhos de varrição, capina, poda, roçagem de matagais, retirada de entulhos, reparos em manilhas, recomposição asfáltica, limpeza e desobstrução de canais, bocas de lobo e das redes de drenagem.

Faça chuva ou sol, as equipes estão nas vias diariamente para executar os serviços.Além das ações preventivas, a prefeitura realiza  monitoramento e mantém as secretarias  em alerta para entrar em ação em casos de alagamentos, estragos e riscos para os moradores.

Uma das principais atividades é a limpeza das bocas de lobo,  onde são encontramos todo tipo de resíduos que são descartados nas ruas e vão parar nas galerias pluviais. “Não adianta limparmos os bueiros e todos os dias encontrarmos lixo, garrafas, sacos, o que, juntamente com as folhas, causa o entupimento das redes. É preciso cada um fazer a sua parte”, destacou a secretária interina de Infraestrutura, Virgínia Rios.

Os serviços estão sendo realizados em toda a cidade desde o início do ano, com atenção especial aos pontos críticos, a exemplo de vias do Centro e dos bairros Silva Jardim, Jardim Petrolar, 15 de Novembro, Rua do Catu e Alagoinhas Velha. Visando a redução do impacto das chuvas, por meio uma força-tarefa formada pelas equipes da SECIN, SESEP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a prefeitura também realizou a limpeza e retirada do lixo, entulhos e vegetação que crescia e avançava para a Lagoa da Feiticeira, na Rua do Catu e instalou uma bomba na Lagoa da Mãe Cirila.

Obras de prevenção a alagamentos

A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem e de canais não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para a resolver a situação de forma definitiva, estão em andamento, as obras do Sistema de Macrodrenagem da Poligonais, que beneficiará trechos que vão desde a Dantas Bião à Santa Terezinha. Nesse sentido, a prefeitura também já está em fase de habilitação das empresas para a macrodrenagem da Cavada, obra que evitará o problema em diversos outros bairros da cidade.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui