A Prefeitura de Alagoinhas realizou,nesta quinta-feira, o repasse  de R$ 1.200.000,00 para a Associação Pestalozzi de Alagoinhas. Os recursos são oriundos do Termo de Fomento celebrado com o Ministério da Saúde, após a habilitação da entidade como Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em 2016. Por meio do fomento, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, a prefeitura realizou repasses no valor de R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais) para a Associação.

A assinatura foi feita pelo prefeito Joaquim Neto e pela secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, durante café da manhã na sede da instituição, e foi celebrada com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, dos secretários de Assistência Social , Alfredo Menezes, e de Governo, Gustavo Carmo, da presidente da Pestalozzi, Ivone Castro, dos vereadores Pastor Lins, Gode, Duy do Frango, Cleto da Banana e Luciano Sérgio, e da primeira-dama, Carla Reis.

Foto: Roberto Fonseca

Referente à competência de julho a novembro de 2018, conforme previsto no Termo de fomento nº 002/2019,  este repasse à instituição foi viabilizado por meio de uma força-tarefa formada por servidores da prefeitura,  que ajudaram a instituição a regularizar todas as pendências de prestação de contas, apontadas pela Controladoria Geral do Município(COGER) e pela Comissão de Monitoramento.

“ A Pestalozzi tem uma missão muito importante na sociedade, e no caso de hoje, preciso destacar a atuação da secretária Rosânia na viabilização dos processos”, salientou o vereador Luciano Sérgio.

A secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, destacou a relevância do serviço prestado pela Pestalozzi  e anunciou a doação, via Ministério da Saúde, de um veículo sanitário à instituição.”Sabemos do trabalho exemplar que é feito na entidade para incluir e dar autonomia às pessoas com deficiência. Vamos trabalhar para manter viva e presente a atuação da Pestalozzi na cidade. Além da doação  de um terreno para ampliação das atividades, a prefeitura realizará a entrega de uma van adaptada a pacientes que são acompanhas pelo CER III”, afirmou a secretária

Foto: Roberto Fonseca

“O repasse de hoje é muito gratificante para a nossa gestão, uma verdadeira realização, em vista dos diversas situações que precisavam ser regularizadas. E esse momento se tornou ainda mais importante por estar acontecendo no dia Internacional da Sindrome de Down, uma das  várias especialidades desta instituição, que tem sido vital para na promoção da saúde, inclusão e proteção social para 33 municípios”, afirmou o prefeito. “ Continuaremos trabalhando firme por meio de nossas parcerias e convênios para dar a nossa contribuição a esta e outras instituições, que também prestam grande serviço à comunidade dentro de suas áreas”, completou o prefeito.

Foto: Roberto Fonseca

Fundada há 36 anos, com objetivo de oferecer às pessoas com limitações intelectuais, tratamento educacional, saúde ajustamento e aceitação social, a habilitação da Pestalozzi como Centro Especializado propiciou a realização de exames de média e alta complexidade, e a contratação de uma equipe multidisciplinar, que inclui assistentes sociais, fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Ortopedista, Neurologista, Otorrinolaringologista. Enfermeiros.Atualmente, a instituição possui mensalmente, a média de 500 pacientes acompanhados e cerca de 3 mil atendimentos/procedimentos.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui