Cooperativas e associações da agricultura familiar na BA passa a contar com nova linha de crédito para financiamentos. — Foto: Reprodução/TV Integração

A linha de crédito denominada Coopergiro, criada para fomentar a agricultura familiar na Bahia e anunciada pelo governo do início de 2019, já está disponível para cooperativas e associações, informou a a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Inicialmente, conforme o governo, linha de crédito será de até 20 milhões, com R$300 mil por proposta, e juros de 6,5% ao ano, com prazo de 24 meses.

O decreto foi publicado na quinta-feira (07) pelo Governo. A ação é executada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) em parceria com a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O governador Rui Costa havia assinado a autorização para a implantação dessa linha de crédito voltada para financiar os grupos da agricultura familiar em janeiro.

Na ocasião, o governo informou que, ao todo, serão beneficiadas 5.989 famílias, com um investimento de mais de R$ 76 milhões.

A nova linha disponibilizada, conforme o governo, vai proporcionar o apoio ao cooperativismo no estado, por intermédio de financiamento de capital de giro para as cooperativas, com prazo de pagamento e taxas competitivas.

A ação, ainda segundo a gestão estadual, vai levar crescimento e qualificação das cooperativas que beneficiam e comercializam os produtos da agricultura familiar.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que com essa linha de crédito, as cooperativas poderão não só implantar uma agroindústria, mas também mantê-la:

“Por mais investimento que o Governo do Estado venha a fazer em estrutura física e equipamentos, fica para as cooperativas o desafio de colocar no mercado a matéria-prima dos seus cooperados, o que, às vezes, pode levar sessenta, noventa dias. Então, esse lapso de tempo pode ser resolvido com uma injeção de capital de giro”, destacou.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui