Foto: Divulgação SSP Número é equivalente a documentos perdidos, extraviados e furtados, desde a quinta-feira (28) até as 19h desta segunda (4).

Uma das principais ferramentas da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Delegacia Digital, que tem a finalidade de facilitar o registro de ocorrências sem a necessidade da presença física em uma unidade policial, computou desde o primeiro dia de Carnaval de Salvador até as 19 horas desta segunda-feira, 4, cerca de 1.400 ocorrências relacionadas a perdas, furtos e extravios de documentos e objetos.

Com 312 casos, a quinta-feira lidera o relatório estatístico da Polícia Civil, em seguida vem a sexta-feira (1), que teve 292 registros. A lista continua com domingo (3), onde contabilizou 265, segunda (4), com 259 e sábado (2) com 235.

Conforme explicou a delegada Celia Miranda, responsável pela Delegacia Digital, as ocorrências registradas são apuradas pelas unidades competentes. “O fato é investigado e, posteriormente, as delegacias prestam as primeiras orientações ao usuário. Além disso, disponibiliza o e-mail para acompanhar, esclarecer, orientar e encaminhar a ocorrência à pessoa em qualquer parte do mundo”.

Devolução de documentos

Disponibilizado pela Ouvidoria da Polícia Militar, o serviço garante que o folião recupere seu documento de identificação perdido durante os dias de festa. Ao encontrarem, os policiais levam as documentações para o posto da área de atuação, onde no dia seguinte uma equipe da Ouvidoria realiza o recolhimento em todas as unidades. Caso um cidadão também encontre um documento, pode entregá-lo a um PM ou em posto da corporação.

Os documentos passam por uma triagem e cadastramento no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, localizado no Largo dos Aflitos. Depois desses procedimentos, o folião pode acessar o site www.pm.ba.gov.br, clicar no link ‘Documentos Perdidos’, para verificar se a corporação encontrou a identificação perdida. É necessário que o cidadão apresente o número do lote do documento cadastrado para realizar a retirada.

O folião só deve se dirigir ao QCG após verificar se o nome consta no cadastro online. Aqueles que não retiraram durante o carnaval, podem se dirigir ao SAC do Shopping Bela Vista a partir da primeira segunda-feira após a festa, 11 de março, para retirar os documentos que estarão disponíveis durante 30 dias. Depois deste período, serão encaminhados para os órgãos expedidores.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui