O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, participou do festival internacional Youth Mobile (YoMo), nesta sexta-feira (02) e sábado (03), em Barcelona. O evento reuniu mais de 22 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores e professores, apresentando inovações na área de Ciência e Tecnologia e suas aplicações no contexto das cidades e na vida das pessoas.

Segundo Pinheiro, o festival mostrou para o mundo as mais recentes aplicações, baseadas no uso da tecnologia móvel, que tornam as cidades mais preparadas para servir o cidadão. “O YoMo tem foco na formação e nas competências digitais e suas aplicações a serviço da vida. O uso da ciência e das ferramentas tecnológicas, por exemplo, na agricultura, no processo que vai do cultivo à colheita com a finalidade de uma alimentação saudável. Outro exemplo foi a apresentação das ‘Fábricas’ Digitais, que promovem a formação das pessoas e atuam no desenvolvimento econômico e social da cidade e da cidadania digital”, destacou.

O secretário ressaltou, ainda, o estímulo que o YoMo proporciona para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A ideia é que essas aplicações tenham como foco o cumprimento dos 17 objetivos, desde o trabalho para a erradicação da pobreza, até a grande aliança e cooperação entre os povos”.

Cumprindo a agenda de trabalho em Barcelona, na segunda-feira (04), o secretário visitará uma região, vítima de um processo de degradação, mas que foi recuperada a partir de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com geração de novas atividades econômicas e de trabalho. A ação foi fruto do Planejamento com participação do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada. Antes do festival YoMo, o Pinheiro participou do Mobile World Congress 2019, também em Barcelona.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui