Foto: Joanes Fernando

O bumba meu boi é uma dança folclórica popular brasileira, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Por volta de 1970, os Senhores José Raimundo Caetano conhecido como Mundinho e Antonio Caetano dos Santos conhecido como Antonio Mulinha criaram o bumba meu boi na cidade de Pedrão-BA, que se apresentava na festa do Patrono da cidade, para animar as noites dos festejos, onde o bumba meu boi tem o seu nome de batismo como “Janeiro”! Sendo que Sr. Mundinho se vestia de Maria Fateira.

Ao passar do tempo a tradição do bumba meu boi foi crescendo e novos integrantes foram chegando como Clara Dantas, Clarice Dantas, Bieca, Papa, Geraldinho, Bilo entre outras moradores.

Essa tradição permanece até nos dias atuais, após a festa do patrono na segunda feira é a tradicional matança do boi, onde reúne centenas de pessoas que percorrem as ruas da cidade afim de acompanhar a linda festa da matança do boi.

O bumba meu boi, é a grande atração de todas as noites, o movimento de pessoas de cidades vizinhas assim como de outros estados marcam presença na festa do nosso patrono, fazendo com que o comercio local tenha um movimento extra no mês de janeiro.

Hoje os jovens não deixam a nossa tradição e vem com toda energia alegrando as nossas noites como foi passado pelos nossos antepassados.

Publicidade 3