Publicidade 3

Começaram as inscrições no primeiro Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019: alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e querem uma vaga em instituições públicas de Ensino Superior terão da 0h desta terça-feira (22) até as 23h59min de sexta (25) para se inscrever. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no site.

Quem pode se inscrever?

Todos que tenham feito o Enem 2018 e que não zeraram a redação. Candidatos matriculados em instituições de Ensino Superior podem concorrer, mas não podem ocupar duas vagas simultaneamente em estabelecimentos públicos.

Os cursos

O candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota possibilite classificação nas duas opções, ele será selecionado exclusivamente para a primeira.

Como fazer

A inscrição no site do Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem 2017, sem cobrança de taxas. O Sisu ficará disponível entre a 0h desta terça-feira e as 23h59min de sexta, ininterruptamente.

Modificar opções

É permitido, durante o período de inscrição, modificar as opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. É apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição – não garante seleção para a vaga ofertada. As notas de corte são sempre divulgadas à meia-noite.

Classificação parcial

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, no boletim, a classificação parcial na opção do curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Cronograma

  • 22/01 a 25/01 – Período de inscrições 
    As notas de corte serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro a partir de 0h.
  • 28/01 – Resultado da chamada regular.
  • 28/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera.
  • 30/01 a 04/02 – Matrícula da chamada regular.
    Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
  • 07/02  – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta