Quem tem um ar condicionado em casa, no carro ou no ambiente de trabalho, deve se preocupar muito com a higienização desse aparelho, tanto para garantir a manutenção da nossa saúde, como também a qualidade do seu funcionamento. Se você não tem o hábito de higienizar o seu ar condicionado, que tal conhecer cinco motivos para poder acrescentar essa prática na sua rotina de manutenção desse aparelho? Então venha conferir o post de hoje e aprender porque você tamanha importância na higienização do seu ar condicionado.

Evitar ressecamento do muco pulmonar e das vias aéreas

Você sabia que os brônquios produzem um muco que permitem que o órgão funcione normalmente durante todo o dia? Esse muco, entretanto, pode ser ressecado em ambientes muito secos ou com baixas temperaturas, que são provocados por aparelhos de ar condicionado mal higienizados e que passam por poucas manutenções ao longo do ano.

Com o muco ressecado acumulamos mais poeiras e partículas no interior do nosso pulmão (que entram naturalmente através das vias aéreas), aumentando os riscos de infecções e inflamações locais.

Além de aumentar o risco de doenças pulmonares, a baixa umidade e a temperatura fria podem ressecar também as vias aéreas, que são acessadas através do nariz e da região da traquéia, causando desconforto e irritação nessas mucosas.

Diminuir o risco de transmissão de doenças graves

Os ares-condicionados que não são higienizados corretamente representam um grande risco para a nossa saúde. Esses aparelhos permitem a formação de colônias bacterianas e de fungos que podem causar doenças respiratórias comuns, como a asma e a bronquite, mas também quadros clínicos mais graves como a doença de Pontiac e a do Legionário.

Essas duas últimas doenças apresentam sintomas desconfortáveis e que se não forem tratados corretamente, podem levar até mesmo a morte, pois podem evoluir para um quadro de pneumonia de difícil controle.

Melhorar o funcionamento do aparelho

Aparelhos de ar condicionado que não são higienizados corretamente podem diminuir sua capacidade de produzir ambientes climatizados. O acúmulo de resíduos e poeira nas pás e no filtro do ar condicionado podem influenciar no mecanismo do aparelho, que reduz sua produção de ar climatizado para ambientes fechados, gastando mais energia para trabalhar de maneira menos eficiente.

Por esse motivo, se você busca reduzir seus gastos de energia e acredita que seu aparelho de ar condicionado anda consumindo demais, talvez seja interessante conferir a limpeza do equipamento!

Reduzir os custos com manutenção

Aparelhos bem higienizados, e que passam por controle regular de suas estruturas, geralmente resultam em menos gastos com manutenção e consertos a longo prazo, já que a limpeza pode garantir o melhor funcionamento desse equipamento.

Essa economia com manutenção é um ótimo motivo para você garantir a higienização de ar condicionado dentro dos prazos estabelecidos pela Vigilância Sanitária e pelo fabricante do aparelho que você adquiriu.

Garantir a climatização correta do ambiente

Você já sabe que um aparelho de ar condicionado que não é higienizado corretamente pode trabalhar de maneira muito menos eficiente, consumindo um alto volume de energia. Porém, talvez não saiba que essa queda de produtividade do aparelho resulta em uma climatização mal feita dos ambientes da sua casa ou do seu escritório de trabalho.

Quando você lembra de higienizar seu ar condicionado, é possível garantir que a poeira e os resíduos acumulados nos filtros e nas pás do equipamento não funcionem como barreiras físicas para a produção do ar na temperatura desejada para aquele ambiente em que ele se encontra.

Esses são apenas cinco dos vários motivos que poderíamos apontar aqui para você criar o hábito de higienizar seu ar condicionado regularmente. Você sabia da importância desse cuidado com a manutenção do seu aparelho? Deixe seu comentário sobre esse assunto!

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta