Depois de antecipar o salário de dezembro e o 13º dos servidores, a Prefeitura de Alagoinhas encerra o ano com mais um salto positivo da gestão: é que o Executivo Municipal concedeu, nesta sexta-feira (28), no mesmo exercício financeiro, o adiantamento do pagamento das férias e o abono (14º salário) a professores e coordenadores pedagógicos em efetivo exercício na rede pública.

O montante repassado aos professores, oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), foi de R$ 1.258.269,59, 11% superior a 2017.

Não é a 1ª vez que a Administração Municipal demonstra a efetividade do controle com os gastos públicos. Com o pagamento, a gestão marca o 2º ano consecutivo de concessão do abono a profissionais da Educação, que foi de 30% do salário bruto neste exercício financeiro – iniciativa que não era realizada nos períodos anteriores.

Desta vez, o valor tem um atenuante que beneficia professores e coordenadores pedagógicos: o abono vem acompanhado da antecipação do pagamento das férias, também viabilizada através da Secretaria de Educação.

O prefeito Joaquim Neto destacou que o pagamento faz parte da valorização dos profissionais do setor e da política pública que prioriza o investimento em Educação.

“Essa é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado pelos profissionais da Educação e isso só é possível devido às ações de responsabilidade fiscal, equilíbrio financeiro e ampliação nos investimentos na Educação com recursos próprios. Enquanto outros municípios estão com dificuldade de pagamento até dos salários de dezembro e do 13º, Alagoinhas reforça o compromisso com a educação pública de qualidade”, afirmou.

Para Tácio Lobo, secretário responsável pela pasta, é mais uma forma de corresponder às expectativas de quem se dedica, o ano todo, para fortalecer a Educação Básica no município. “Fechamos 2018 com um saldo positivo de ações e grande parte dos resultados efetivos que tivemos é fruto do trabalho dos profissionais que atuam diariamente em sala de aula. É através da valorização do professor e do investimento no setor que conseguiremos fortalecer o sistema educacional, garantindo avanços substanciais ao processo de aprendizagem dos alunos”, pontuou.

Desde que assumiu o Executivo, Joaquim Neto tem buscado investimentos que consigam abarcar as demandas da área de Educação, com reformas estruturais nas unidades, distribuição de kits escolares, formações para professores e projetos inovadores em sala de aula.

A partir de agora, segundo a Secretaria de Educação, o foco está nas atividades que serão desenvolvidas em 2019, como continuidade aos avanços no setor. “A população pode esperar ainda mais”, garantiu Tácio Lobo.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta