O Portal da Transparência Prefeitura de Alagoinhas apresentou um excelente desempenho na avaliação feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, alcançando a nota de 8,66 pontos.

A avaliação foi feita no período de 09 de julho a 14 de novembro de 2018, um conceito bastante satisfatório, levando em consideração as avaliações anteriores, nas quais o município se encontrava nas últimas colocações.

Alagoinhas é hoje a 7ª cidade mais transparente da Bahia, superando até mesmo Salvador e Feira de Santana na avaliação, ocupando  a 102ª colocação entre os 5.570 municípios do Brasil.

Na última avaliação realizada pela CGU, em 2016, o município ocupava a 472ª posição no ranking nacional.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

Foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

A avaliação ocorreu em todos os Estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes. Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira.

A equipe de tecnologia da SEMAD, juntamente com a Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), Procuradoria Geral do Município (PROJU), Controladoria Geral do Município (COGER), Ouvidoria do Município, Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Planejamento (SEPLA) comemoram os resultados obtidos e seguem trabalhando no aprimoramento dos portais visando à nota máxima na próxima avaliação.

“Parabéns aos envolvidos por trabalhar dessa forma ética e transparente, colocando Alagoinhas entre os primeiros municípios mais bem avaliados, uma conquista importante e fruto de muito trabalho”, salienta o prefeito Joaquim Neto.

As informações detalhadas sobre a avaliação podem ser consultadas no Portal da Transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União através do link: http://transparencia.gov.br/brasiltransparente.

O acesso aos portais de transparência do município estão disponíveis no menu principal do sítio da Prefeitura de Alagoinhas e por meio dos links:

Portal da Transparência: http://transparencia.alagoinhas.ba.gov.br;

Sistema de Acesso à Informação (e-SIC): http://esic.alagoinhas.ba.gov.br; e

Ouvidoria Municipal (e-OUV): http://eouv.alagoinhas.ba.gov.br.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta