Publicidade 2
A FIEB, por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, presidido por Jorge Cajazeira, realizou o 12º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável. | Foto: Roberto Viana/Coperphoto/Sistema FIEB

O Projeto Farmácia Verde, realizado pela BSC/Copener em parceria com moradores das comunidades quilombolas do Cangula, em Alagoinhas, do Gamba, em Entre Rios, e do Assentamento Ana Rosa, em Pojuca, tirou o primeiro lugar na modalidade Projetos Socioambientais do 12º Prêmio Indústria Baiana Sustentável. Promovido pela Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), o prêmio contou, neste ano, com a participação de 29 empresas, que concorreram com 45 projetos em quatro modalidades: Micro e Pequenas Empresas, Projetos Socioambientais, Práticas de Gestão Socioambientais e Tecnologias Limpas.
Criado em 2017, o projeto conta com uma metodologia participativa, teórica e prática por meio da qual as mulheres são capacitadas para o estudo e o desenvolvimento da fitoterapia aplicada na elaboração de medicamentos naturais, com instruções de conhecimento das plantas e do corpo humano, além de orientação para comercialização.

Sabrina de Branco, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BSC/Copener, Mouana Fonseca, coordenadora de Relações Institucionais, e Eliete Luiza, especialista em Responsabilidade Social, representaram a empresa na cerimônia de premiação, na sede da Fieb, em Salvador, no dia 30 de novembro.

Sabrina explica que o objetivo do projeto é “capacitar os participantes nas técnicas de produção, manipulação de plantas medicinais, aromáticas e alimentares além de incentivar a comercialização de tônicos, xaropes, tinturas, pomadas, sabonetes naturais, aromatizantes de ambientes e balas de gengibre, promovendo a inclusão social e geração de renda das mulheres da comunidade quilombola”. Segundo ela, o Farmácia Verde beneficia, atualmente, 55 mulheres das três comunidades.

O Farmácia Verde integra o Programa Empreender com Você, desenvolvido pela BSC/Copener com o objetivo de estruturar grupos produtivos, tornando-os autônomos, donos do seu próprio negócio. Para isso, a empresa articula parcerias com instituições técnicas e qualifica moradores para gerirem seus próprios negócios em grupos ou individualmente, além de lhes proporcionar o acesso a oportunidades de comercialização dos produtos, inclusive por meio de parcerias com lojas do gênero em Alagoinhas.

O Empreender com Você alcança diversos municípios na região de atuação da empresa, no litoral norte e agreste baianos. Por meio dele, a BSC/Copener incentiva seus vizinhos a identificarem, em suas próprias comunidades, vocações e potencialidades capazes de gerar emprego e renda para a coletividade.

Deixe uma resposta