Publicidade 2

Assim como muitas comunidades espalhadas pela zona rural de Alagoinhas, o Pindobal de Baixo nunca teve maquinário próprio para trabalhar a terra, uma realidade que foi transformada na tarde desta segunda-feira (03), quando foi beneficiada com a entrega de um trator de 85 cavalos, uma roçadeira, grade aradora, grade niveladora e uma “carretinha”. Com investimentos em torno de 200 mil reais, os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município, via emenda coletiva de vereadores, que acataram a indicação de Duy do Frango e Jorge da Farinha para que as máquinas ficassem na região de Pindobal.

Acompanhado pelo secretário de Agricultura(SEMAG), Geraldo Almeida e pelo Vereador Duy do Frango, as máquinas foram entregues pelo prefeito Joaquim Neto, na Associação Rural da localidade. Para Rosenilza de Oliveira Pereira, de 50 anos, com a chegada do benefício, algo esperado por uma vida inteira de trabalho duro na enxada junto com o marido (já falecido) e agora, com os cinco filhos, “tudo vai ser melhor”: “Aqui nós plantamos milho, amendoim e fazemos farinha para vender na feira e com essas máquinas, a gente vai sair da enxada, trabalhar menos tempo no sol e ter mais o que colher no final do mês”, afirmou a agricultora. “Agora, os imprevistos serão menores, os associados vão aumentar a produção e não precisaremos mais pagar o aluguel de um trator por 120,00 reais a hora”, reforçou a presidente da Associação, Vilma de Jesus Santos.

A entrega das máquinas faz parte de um programa de preparo do solo que será desenvolvido ano que vem em propriedades de agricultores familiares, e de acordo com secretário da pasta, Geraldo Almeida, o trator atenderá, prioritariamente, à comunidade do Pindobal de Baixo e poderá ser deslocado para outras regiões de acordo com demandas.O secretário informou, ainda, sobre o início do cadastro para recebimento de insumos pela prefeitura, por meio do Programa Fertilizar o Campo.

Durante sua fala para os moradores e associados, o prefeito Joaquim Neto ressaltou os investimentos da gestão no fomento à Agricultura Familiar, dentre eles , o aumento do orçamento da SEMAG,em 70%. “A política da gestão nos próximos anos será ainda mais voltada à agricultura familiar e as desenvolvimento das comunidades, especialmente no que se refere às estradas vicinais”, disse o prefeito.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens, a iniciativa do Prefeito JOAQUIM NETO, realizando com RECURSOS PRÒPRIOS, sem ajuda do Governo do Estado, E realizou esta Aquisição dos 03 Tratores AgrÍcolas , que irão realizar as Atividades de Preparo do Solo e os Tratos Culturais da Culturas a serem implantadas COM o PROGRAMA MUNICIPAL DE FRUTICULTURA PARA AGRICULTURA FAMILIAR ( Laranja, Limão,
    Acerola,Caju, Goiaba ) , O qual encaminhamos para apreciação do Prefeito ,para ser implementado mop periodo de 2019 á 2020.

Deixe uma resposta