Publicidade 2

Seguindo a campanha nacional, a Prefeitura de Alagoinhas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) inicia o mês com ações de prevenção ao câncer de pele – o mais incidente em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce, a SESAU realiza, neste sábado (1), das 8h às 12h, atendimentos com dermatologistas na Policlínica Municipal.

A ação, segundo profissionais do setor, é voltada à triagem de pacientes com suspeita de câncer de pele e 3 médicos dermatologistas estarão atendendo no local.

“O intuito é trabalhar com o diagnóstico, orientar a população em geral sobre os cuidados com a exposição ao sol, principalmente com a chegada do verão, e diminuir o índice de câncer de pele no município”, explicou Camila Vila Flor, coordenadora geral da Policlínica.

Só em 2018, o INCA estima que mais de 165 mil novos casos de câncer de pele tenham sido diagnosticados no país e a instituição alerta sobre a importância da detecção precoce para o tratamento.

A SESAU enfatizou que apenas dermatologistas e oncologistas estão capacitados para identificar a doença e ressaltou que pacientes com lesões persistentes, pintas e feridas que não cicatrizam devem se dirigir ao médico responsável.
Para os atendimentos deste sábado, o cidadão deve apresentar documento de identidade e cartão do SUS.

A Secretaria informou ainda que, durante todo o mês, as atividades de conscientização e prevenção ao câncer de pele serão intensificadas.

Deixe uma resposta