Publicidade 2

Com foco na prevenção, na detecção e no controle do Diabetes, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promove, nesta quarta-feira (14), uma ação multidisciplinar no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH), localizado na Rua Mário Laerte.

A atividade acontece em decorrência do Dia Mundial do Diabetes, instituído por uma resolução das Nações Unidas em 2006. A data – 14 de novembro – faz referência ao dia de nascimento do canadense Frederick Banting, um dos responsáveis pela descoberta da aplicação de insulina.

Para falar sobre as formas de prevenção e complicações da doença, a SESAU reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais do setor para um dia de atividades físicas com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atividades educativas e café da manhã.

Das 7h às 13h, serão oferecidos atendimentos com psicólogo, médico e nutricionista no local, além de aferição de pressão e glicemia. De acordo com a SESAU, um especialista em feridas também estará no CAIDH para a avaliação de pacientes diabéticos.

A Secretaria de Saúde enfatizou que o número de brasileiros com diabetes tem crescido nos últimos anos, segundo dados do Ministério da Saúde, e destacou que a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos são essenciais para conter a doença.

“Com essa ação, queremos convidar a população e chamar a atenção para essa doença silenciosa, que tem tratamento e pode ser evitada. São atividades gratuitas, oferecidas ao cidadão, e o que esperamos é que as pessoas participem. O município conta com um Centro de Atenção especializado voltado a pacientes diagnosticados com diabetes, e as equipes têm trabalhado de forma integrada para garantir que o atendimento gere resultados efetivos para a qualidade de vida da população”, pontuou a diretora de assistência à saúde, Iara Rúbia.

A SESAU informou que a rede pública oferece gratuitamente atenção integral contra a doença e que o monitoramento glicêmico pode ser feito também nas unidades de saúde do município.

Deixe uma resposta