Programa “Alagoinhas 3+” é destaque no maior encontro sobre Arboricultura e Meio Ambiente do Nordeste

Publicidade 2


Representando a Prefeitura de Alagoinhas no V Encontro Nordestino de Arborização Urbana (V ENAU), realizado em Caruaru (PE), o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, participou, nesta quarta-feira (7), de um painel com modelos exitosos da arboricultura urbana e ministrou uma palestra sobre o Programa “Alagoinhas 3+: Meio Ambiente, Saúde e Educação”.

A apresentação rendeu discussões sobre iniciativas pioneiras na região e o secretário foi surpreendido com uma homenagem após a apresentação.

No evento, o gestor da pasta falou sobre os 5 eixos de articulação do programa e destacou a importância de envolver poder público e sociedade civil para a aplicação de práticas sustentáveis no município. José Edésio mencionou algumas iniciativas promovidas em Alagoinhas, como o plantio de mudas para a recuperação de áreas degradadas, a integração com estudantes da rede de ensino para a execução do projeto Floresta Escola e a linha de formação e desenvolvimento profissional com estagiários, além das ações planejadas de difusão do conhecimento no universo digital.

“Os participantes do evento elogiaram a iniciativa e todas as ações que foram executadas no curto período de tempo, já que o programa foi lançado oficialmente em setembro. Foi uma participação que rendeu apontamentos positivos. O encontro abre portas para novas experiências, possibilitando a troca de saberes em realidades vividas em todos os municípios do Nordeste”, pontuou a ecóloga Arivânia Santos Pereira, da SEDEA, que também participou do evento.

Realizado de 4 a 7 de novembro, o V ENAU é o maior encontro sobre arboricultura e meio ambiente do nordeste e reúne especialistas do cenário nacional e internacional para levantar debates que gerem resultados efetivos de aplicação nos municípios.

Com o destaque no evento, Alagoinhas pode ser a sede do ENAU 2020. É que a organização convidou o secretário para que o município receba a próxima edição do encontro – possibilidade que, segundo o gestor da pasta, ainda está sendo debatida e avaliada.

“Retorno para minha cidade com a sensação de que estou cumprindo meu dever como gestor ambiental e que estamos trabalhando no caminho correto. Também observo que o desafio é muito maior do que pensava a priori. Um evento deste porte serviu sobretudo para que eu pudesse expandir as estratégias que disponho na gestão e assim realizar um efetivo trabalho de políticas públicas na área de meio ambiente”, destacou José Edésio Cardoso.

Em Caruaru, o secretário participou ainda de workshops e aproveitou para saber mais sobre medidas sustentáveis desenvolvidas em outros estados.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alagoinhas informou que vai continuar incentivando a participação de profissionais em encontros, seminários e atividades formativas, porque acredita que as redes de compartilhamento e debate são fundamentais para o planejamento de ações capazes de gerar resultados efetivos para a população.

Deixe uma resposta