Prefeitura de Alagoinhas inaugura Espaço do Empreendedor

Publicidade 2


A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), inaugurou, nesta quinta-feira (1), o Espaço do Empreendedor, que deve desburocratizar processos e facilitar encaminhamentos de ordem prática para o cidadão interessado em abrir o próprio negócio no município.

O objetivo principal da iniciativa, segundo a SEDEA, é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos empreendedores em Alagoinhas e fomentar a expansão de negócios na região, ampliando o potencial das indústrias e fortalecendo as cadeias produtivas.

Concentrando as solicitações em um espaço capacitado para atendê-las e com profissionais preparados para lidar com as demandas de abertura e alteração de empresas, a Secretaria acredita que terá como resultado um tempo recorde de resolutividade no setor, garantindo a abertura de empresas em um prazo que, para pequenos negócios, pode chegar a 48h.

“É importante para o município criar novas oportunidades que não dependam exclusivamente da carteira de trabalho. Vamos contribuir com ferramentas eficientes e profissionais capacitados para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento social e econômico da cidade”, destacou o secretário responsável pela pasta, José Edésio Cardoso.

Segundo ele, a criação do espaço reflete o intuito da gestão em contribuir com ferramentas eficientes para impulsionar ações que promovam o desenvolvimento do município.

A ideia não foi pontual. Desde o primeiro semestre, representantes da Administração Pública, inspirados por propostas trazidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), têm se reunido com consultores do segmento para debater projetos e ações de empreendedorismo.

Após a realização de workshops, encontros e debates, a sala que era ideia saiu do papel e se concretizou como um grande espaço que deve agilizar os trâmites de empresas.

O Espaço do Empreendedor funciona, a partir da próxima semana, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na Rua Soror Joana Angélica, centro da cidade, em horário comercial.

Com a medida, o cidadão que precisava se dirigir à Secretaria de Serviços Públicos, à Secretaria de Infraestrutura, à Vigilância em Saúde, à Secretaria da Fazenda e à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para conseguir liberações, documentações e alvarás, tem um local específico de atendimento.

Para o analista João Paulo Lima, do SEBRAE Salvador, que acompanhou e fez parte do processo de estruturação do espaço, a intenção é motivar possíveis empreendedores, gerar emprego e renda e transformar investimento em qualidade de vida.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Joaquim Neto falou sobre a importância da desburocratização e reafirmou o compromisso da gestão com a busca de melhorias e investimentos para ampliar o potencial econômico da cidade.

O gestor também aproveitou a oportunidade para anunciar que, tendo como base o desenvolvimento do município e a projeção no cenário econômico, deve participar, na próxima semana, do Fórum de Cidades Sustentáveis, em Portugal, e que, em abril de 2019, estará na China, onde deve atrair novos investidores.

Embora não tenha antecipado os novos empreendimentos em vista, o prefeito adiantou que deve trazer novidades positivas para Alagoinhas. “Eu sinto que precisamos inovar ainda mais e temos trabalhado para conseguir avanços nesse sentido”, pontuou.

A SEDEA promoveu uma palestra inaugural, com a facilitadora Lívia Matos, sobre empreendedorismo, no lançamento da iniciativa e informou que também serão oferecidos, no Espaço do Empreendedor, serviços de educação empreendedora, qualificação profissional, intermediação de mão de obra e negociações de microcrédito.

Deixe uma resposta