Prefeitura de Alagoinhas inaugura nova sede do Samu Regional

Publicidade 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Prefeitura de Alagoinhas inaugurou, nesta sexta-feira (19), a nova base do SAMU, que conta agora com sala, copa, quarto de descanso para profissionais, estacionamento permanente para ambulâncias, regulação, almoxarifado e depósito, em uma nova estrutura completamente equipada de acordo com as portarias estabelecidas e vigentes pelo Ministério da Saúde.

Localizada no Jardim Petrolar, a nova sede abriga 2 ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, que garantem o funcionamento ininterrupto do serviço e o deslocamento rápido das equipes em situações de urgência e emergência.

De acordo com a coordenadora geral da nova base, Silvia Telles, a mudança de espaço e as adequações na estrutura física foram fundamentais para assegurar o suporte a profissionais que trabalham diuturnamente no setor. “Vamos garantir a efetividade do serviço, otimizando o tempo-resposta entre as chamadas da população e fortalecendo o encaminhamento ao serviço hospitalar de referência. É preciso ressaltar que as pessoas não vão para a base do SAMU. Elas ligam e nós prestamos o atendimento em qualquer hora e lugar. Com a nova estrutura, vamos acomodar melhor a parte administrativa do serviço e os profissionais, garantindo o atendimento imediato às chamadas”, pontuou.

A nova área foi reformada com recursos próprios do fundo municipal, destinados também à aquisição de equipamentos e adequações na estrutura física, com pintura, sinalização e reforma do espaço. Totalmente reestruturado pela gestão, o SAMU dispõe agora de aparatos técnicos e imóvel adequado para o pleno funcionamento do serviço, em detrimento das condições anteriores a que a Administração teve acesso quando assumiu o governo.

Transferido do local onde funcionava anteriormente – conjugado ao Hospital Dantas Bião – o SAMU se instala, a partir de agora, no Jardim Petrolar, e a mudança foi realizada sem a interrupção do serviço, que operou regularmente mesmo durante a inauguração da nova base.

“Sou melhor atendendo aos pacientes do que falando ao microfone, mas este projeto é uma vitória muito grande, principalmente porque representa a atenção com os profissionais da saúde, fundamentais, porque lidam com a vida das pessoas”, comentou o médico Liesidi Monteiro, há 7 anos no SAMU, que representou a categoria.

Para o secretário da pasta, Moacir Lira, a inauguração faz parte de um conjunto de entregas da saúde, fruto de um trabalho coletivo, responsável e comprometido com a população. “Uma construção como essa não se faz com poucas mãos. É um empenho pessoal de cada um desses médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, coordenadores, diretores, socorristas, condutores. Uma soma de potencialidades de profissionais que vestem a camisa. É assim que se faz saúde em Alagoinhas e é dessa forma que conquistamos avanços, mesmo sabendo que lidamos, diariamente, com demandas infinitas de uma área que ainda precisa de muito acolhimento e investimento. A mudança de espaço do SAMU é providencial. Não apenas porque o estado vai necessitar daquele local para a instalação do Hemoba, mas para alocar o serviço em um espaço que ofereça melhor conforto à equipe. É mais um ponto de atenção de assistência na rede qualificada”, ressaltou.

Steleyjanes Galdino Rodrigues, do controle social, representante do Conselho de Saúde, destacou o respeito, a ética e o compromisso profissional como pilares essenciais para o desenvolvimento de um trabalho efetivo no setor e destacou a importância do olhar técnico que tem trazido melhorias para as estruturas de saúde no município.

Com um investimento que beneficia não apenas aos munícipes de Alagoinhas, mas a 17 cidades da área de abrangência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o prefeito Joaquim Neto tem apostado na área como uma das prioridades da gestão. “A saúde é um dos alicerces da minha administração, e não por acaso, já que, como médico, sei da realidade e das necessidades da nossa população. Para lidar com a saúde, tem que gostar de gente, se doar, colocar-se à disposição das pessoas. Talvez por isso eu fique tão feliz ao ver os nossos serviços e os nossos profissionais chegando mais perto da nossa gente. Porque quando entregamos um equipamento como o SAMU, reformado, equipado, o que fazemos é diminuir as distâncias entre os chamados, aumentando a efetividade do socorro prestado. Há muito ainda para ser feito, porque a saúde é uma área ampla, mas estamos avançando e vamos trazer ainda mais para a cidade”, enfatizou.

O presidente da associação de moradores do bairro, Amarildo Tavares, falou sobre os investimentos no bairro, não apenas com a nova sede do SAMU, mas com a chegada da academia da saúde, com a unidade de saúde da família inaugurada pela gestão e também com as obras de infraestrutura em andamento na região, e comentou sobre a importância dessas ações para a comunidade.

Além dos pronunciamentos oficiais, a solenidade de inauguração contou com uma participação especial do reverendo Weverton Guimarães, da Igreja Batista Betel de Alagoinhas, que abriu o evento e promoveu um momento de oração no local, pedindo pelos profissionais que atuam diariamente no SAMU. O líder religioso citou a passagem bíblica “não confie o homem no homem” e levou a reflexões sobre a vida e sobre a fé.

A inauguração da nova sede contou com a presença dos vereadores Cleto dos Santos, popularmente conhecido como “Cleto da Banana”, que discorreu sobre a importância do investimento em saúde no município, de Raiumundo Alves, o “Gode”, e de Juracy Nascimento.

A SESAU informou que o SAMU presta socorro em qualquer lugar, seja ele privado ou público, e que o cidadão pode efetuar a chamada de emergência gratuitamente através do 192. O serviço funciona 24h, ininterruptamente, inclusive aos domingos e feriados.

Deixe uma resposta