Prefeitura de Alagoinhas inaugura nova base do SAMU nesta sexta-feira (19)

Publicidade 2

Após realizar 4 grandes entregas à Atenção Básica, no início do mês, a Prefeitura de Alagoinhas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inaugura, nesta sexta-feira (19), a nova base do SAMU, com um investimento de quase R$ 30 mil no serviço de média complexidade que funciona ininterruptamente para garantir o socorro rápido à população em situações de urgência e emergência.

A solenidade de inauguração do espaço será realizada às 18h, nos lotes 11 e 12 do Jardim Petrolar, Q. 19, próxima à entrada do Clube ASFEB, onde está localizada a nova sede.

No total, serão 17 municípios da área de abrangência beneficiados com a nova base, que conta agora com sala, copa, quarto de descanso para profissionais, estacionamento permanente para ambulâncias, almoxarifado e depósito, em uma estrutura completamente equipada de acordo com as portarias estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Vamos garantir a efetividade do serviço, otimizando o tempo-resposta entre a chamada da população e fortalecendo o encaminhamento ao serviço hospitalar de referência. É preciso ressaltar que as pessoas não vão para a base do SAMU. Elas ligam e nós prestamos o atendimento. Com a nova estrutura, vamos acomodar melhor a parte administrativa do serviço e os profissionais, assegurando o atendimento imediato às chamadas”, pontuou Silvia Telles, diretora do SAMU.

Com o investimento, o serviço, que opera com 2 ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, deve trazer melhorias a médicos, enfermeiros, coordenadores, técnicos de enfermagem e condutores que trabalham no setor. “São investimentos que transformam a realidade do acolhimento em saúde no município. Este é um serviço que, por si só, já se define e se respalda pela própria importância. A mudança de espaço é providencial. Não apenas porque o estado vai necessitar daquele local para a instalação do Hemoba, mas para alocar o serviço em um espaço que ofereça melhor conforto à equipe. Quando a equipe está em um espaço mais adequado, a prestação de serviços também acaba sendo mais qualificada, então se já atendíamos às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, agora vamos poder otimizar isso exponencialmente. É mais um ponto de atenção de assistência na rede qualificada”, destacou o secretário municipal de saúde Moacir Lira.

A SESAU informou que o SAMU presta socorro em qualquer lugar, seja ele privado ou público, após chamada gratuita feita através do 192 e que, mesmo com a mudança, o serviço será contínuo, ininterrupto, sem prejuízo para a população. A partir desta sexta-feira (19), os profissionais já estarão operando na nova base.

Deixe uma resposta