Discussão de MP no Congresso coloca em jogo fábrica da Ford em Camaçari

Publicidade 2
Foto: Carol Garcia/GOVBA

A discussão de uma medida provisória na Congresso Nacional sobre a criação do Programa Rota 2030, que traz incentivos ao setor automotivo, pode garantir a manutenção da fábrica da Ford em Camaçari. Elaborada pelo governo federal, a MP deve prorrogar, com algumas alterações, estímulos fiscais condicionados à atração de novos investimentos.

Durante o debate sobre a MP em uma Comissão Mista do Congresso Nacional, chegou a ser proposta pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) uma emenda que traria desvantagem à indústria automotiva baiana em comparação a outros estados do Nordeste. Parlamentares baianos precisaram intervir para impedir a inclusão dela no texto.

“Não queremos dificultar os interesses de Pernambuco, mas não podemos deixar que uma emenda prejudique a cadeia automotiva da Bahia e todo um parque industrial que emprega mais de 20 mil pessoas em nosso estado”, afirmou o deputado federal Aleluia, que faz parte da comissão.

Além de Aleluia, estiveram presentes a senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados Afonso Florence (PT), Benito Gama (PTB), Daniel Almeida (PcdoB), Márcio Marinho (PRB) e Félix Mendonça Júnior. A expectativa é que agora seja elaborada uma proposta mais equilibrada entre os estados. O Programa Rota 2030 foi criado para substituir o Inovar-Auto, responsável por manter a Ford na Bahia, a Fiat em Pernambuco e a Troller no Ceará.

Fonte: BN

Deixe uma resposta