Continuidade do projeto de excelência para a Educação: na apresentação para a equipe da SEDUC, Tácio Lobo fala sobre compromisso para dar sequência aos avanços na rede municipal

Publicidade 2

A transição de gestores da Secretaria de Educação foi oficializada com muita emoção na manhã desta quinta-feira (18), em Alagoinhas. Acompanhado por Fabrício Faro, que realizou um trabalho de excelência à frente da pasta, Tácio Lobo, que se encarrega de dar continuidade aos avanços do setor, se reuniu com a equipe de professores, coordenadores, pedagogos, diretores e funcionários que atuam junto à secretaria para destacar o papel fundamental do trabalho que precisa ser continuado na rede de ensino.

Quem apresentou o novo gestor ao colega de trabalho foi o próprio Fabrício Faro, que enfatizou a confiança na competência técnica e no profissionalismo do também jovem gestor Tácio Lobo. “Não estou aqui para fazer oposição ao trabalho, porque estaria sendo desleal com a cidade, com a equipe e com os profissionais com os quais mantive uma relação amigável durante todo esse período em que estive na Prefeitura. Gostaria de dizer que desejo toda a sorte do mundo. A equipe da SEDUC é muito unida, coesa, completamente profissional, e defende a educação gratuita de qualidade, principalmente para aqueles que mais precisam. Nós, que somos jovens entusiastas dessa área tão importante, sabemos que Educação é prioridade”, afirmou.

Tácio Lobo ressaltou o legado de Fabrício Faro para a educação de qualidade no município, falou sobre a experiência na área, sobre a mudança de carreira, em meados de 2013, quando decidiu se dedicar ao setor público e realizou trabalhos sociais, e também comentou sobre as expectativas à frente da pasta.

“Faro vinha fazendo um trabalho muito bom. A Secretaria está com bases muito sólidas. Esse é o momento de sentar, de conversar, de conhecer o contexto da secretaria, entender os desafios de cada área e fazer a análise. É uma nova gestão, mas é um trabalho de continuidade. A ideia não é interromper o que estava sendo feito, e sim potencializar os projetos com os quais a secretaria já vinha trabalhando. Sou filho de professores, sobrinho de professores, atuei como gerente de Avaliação e Inovação Pedagógica na Secretaria de Educação da Prefeitura de Salvador. O que eu posso dizer é que tenho certeza de que preparei minha trajetória de vida para trabalhar com educação. Não vamos trazer nenhuma inovação mirabolante. Queremos dar continuidade e trazer ainda mais avanços para uma gestão de excelência”, pontuou o novo secretário de educação.

Com foco na gestão escolar, na continuidade das melhorias de infraestrutura para as unidades de ensino , no envolvimento da comunidade dentro do ambiente educacional e na valorização dos profissionais do setor, Tácio Lobo encara agora a responsabilidade de fazer da transição uma decolagem positiva que dê contiguidade aos avanços para o ensino da rede pública municipal.

Ele conta com o apoio de uma equipe articulada de profissionais que há muito trabalham nas salas de aula do município e o receberam hoje na sede da SEDUC para oficializar a transição na política de acertos do governo.

A servidora efetiva Lícia Silva agradeceu a Fabrício Faro, em nome dos profissionais do setor, por agregar valores e extrair dos professores um trabalho sério, responsável e comprometido com a necessidade dos alunos. Segundo ela, o desafio que fica para o novo gestor é também de encontrar o equilíbrio entre o aspecto técnico e o lado sensível, humano, de quem lida diariamente com a Educação. “Tenho 24 anos na rede e agradeço a Fabrício por tudo o que ele fez na nossa história, na nossa trajetória de educação. A gente leva a sério por amor e respeito ao profissional e gestor que tivemos. Porque educação é mais do que política, é mais do que a simples relação entre as pessoas. É construção do conhecimento onde eu preciso agregar o caráter humano e o técnico”, revelou, emocionada.

O prefeito Joaquim Neto, que foi representado na apresentação pelo secretário de relações institucionais, Manoel Cardoso, aposta na jovialidade, na formação, na capacidade de gestão e nos projetos de Tácio Lobo para manter a qualidade do trabalho em desenvolvimento na Secretaria de Educação.

Acumulando as secretarias de planejamento e de educação, o profissional tem um currículo notório com experiências que devem ajudá-lo com a tarefa de assumir o novo desafio.

Estiveram na SEDUC, além de Cardoso, também o secretário da fazenda, Daniel Grave, o secretário de governo e de comunicação, Gustavo Carmo, a secretária de administração, Leila Carla Vila Flor, a comandante da Guarda Municipal, Renata Fortaleza, e o procurador geral James Gautério.

A exoneração, a pedido, de Fabrício Faro foi publicada em Diário Oficial do município.

Deixe uma resposta