Em mais uma iniciativa do programa “Mova-se”, Prefeitura promove dinâmicas de ensino entre alunos da rede municipal

Publicidade 2

A Prefeitura Municipal promoveu, nesta quarta-feira (10), mais uma iniciativa do programa “Mova-se”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), e levou alunos da Escola Municipal Amando Alves de Azevedo para a quadra esportiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A proposta era apresentar, através de um circuito de atividades, não apenas movimentos corporais com a utilização de parâmetros do esporte, mas também possibilidades de lazer, aprendizado e ludicidade no espaço de ensino.
“É uma atividade diferente para eles, em um local que esses alunos não conheciam, então é uma experiência ímpar. Eles ficam ansiosos, depois vão se soltando e os benefícios desse tipo de interação são inúmeros”, afirmou a professora Maria Beatriz Bastos, da Escola Amando Alves de Azevedo.

Para o idealizador e coordenador geral do programa, Luiz Claudio, a intenção é justamente aproximar os alunos, os professores e a comunidade para novas possibilidades dentro do objetivo geral de promoção à saúde, democratizando o acesso ao lazer e ao esporte na cidade.

“O intuito é trazer qualidade de vida, permitir vivências, compartilhar, fomentar novas práticas, mas também envolver. Tirar essas crianças das escolas e trazê-las para o ambiente da universidade que até então desconheciam para propor atividades já é, desde a saída deles da unidade escolar, um lazer. E tem também esse contato, as orientações dos monitores, a conversa, para que esses alunos saibam que eles também podem entrar futuramente aqui na universidade, ocupando outros espaços”, ressaltou Luiz Claudio.

Segundo ele, a iniciativa não é pontual. Além do trabalho iniciado com crianças, outros 4 eixos visam contemplar a comunidade como um todo com as práticas gratuitas de promoção à saúde, prevenção e convívio social.

No total, as ações do programa se dividem em 5 segmentos principais, a saber: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).

Para a realização das ações nos 5 eixos temáticos, a secretaria conta com 30 envolvidos, entre professores e estudantes. O apoio é de docentes e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que atuam como monitores do programa.

Na proposta desta quarta-feira, cerca de 15 crianças com idade entre 4 e 5 anos do turno vespertino participaram das atividades, que devem ser estendidas também a outras unidades da rede municipal, segundo a SECET.

“Trabalhamos lateralidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, justamente para incentivar o desenvolvimento motor, estimulando capacidades cognitivas e contribuindo para a autonomia da criança”, explicou o monitor Leandro Nascimento de Jesus, da UNEB.

Já estão marcadas, de acordo com os organizadores e participantes do “Mova-se”, novas atividades com alunos de outras unidades de ensino de Alagoinhas e a escolha das escolas contempladas se deu, segundo a SECET, de forma democrática, com a submissão de questionário para manifestação de interesse a todas as unidades via Secretaria de Educação.

Também estão sendo realizadas, concomitantemente, ações de outros eixos, com idosos, jovens e servidores municipais.

A previsão é de que as atividades cheguem aos bairros e comunidades, com propostas de zumba, yoga, tai chi chuan e alongamento gratuitos oferecidos semanalmente pelo programa.

Deixe uma resposta