Dia Mundial do Idoso é comemorado no CRAS de Boa União

Publicidade 2

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou nesta segunda-feira, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), uma manhã de atividades no CRAS de Boa União. Como parte da programação, os integrantes do Grupo da Melhor Idade do CRAS participaram de uma roda de conversa e receberam esclarecimentos sobre o Estatuto de Idoso com a presidente do CMI, Maria Regina Silva.

De acordo com a palestrante Maria Regina, a ação promovida teve o objetivo de chamar a atenção para a valorização e estímulo da pessoa idosa, tendo em vista a inserção da terceira idade nos diversos espaços da sociedade. “Os idosos merecem ser respeitados como pessoas ainda cheias de vida, sonhos e desejos como qualquer outro cidadão. É extremamente importante lembrar, que no processo de envelhecimento, o papel da família é fundamental, no sentido de acolher a pessoa, promovendo, assim, o seu cuidado, tanto físico quanto emocional. Estes cuidados significam: Atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, compreensão, responsabilidade, a ser partilhado entre os membros da família. Considerando o reconhecimento da pessoa idosa como uma peça fundamental da sociedade”, afirmou a Regina, que destacou ainda o apoio da prefeitura municipal em todas as iniciativas do Conselho.

“Hoje estamos comemorando os 15 anos do Estatuto do Idoso no CRAS de Boa União, em parceria com o Conselho do Idoso. A atividade traduz um reconhecimento à pessoa idosa que tem prioridade e toda atenção das nossas equipes, a fim de integrar e fortalecer os laços afetivos e comunitários”, explicou o coordenador da Proteção Social , Ruidinaldo da Costa Brito dos Reis.

Semanalmente, os grupos Melhor Idade se reúnem nos CRAS para atividades de entretenimento e aprendizado, dentre elas, oficinas de artesanato, gastronomia, dança e festas em datas comemorativas. “É importante a reflexão sobre como os idosos estão sendo tratados em nossa comunidade, e lembrarmos que, se o curso da vida seguir normalmente, todos seremos idosos um dia. Cuidar bem do idoso é respeitar o nosso próprio futuro. Em todas as atividades, buscamos mostrar o quanto eles são especiais para nossa sociedade e merecem o nosso respeito e admiração, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social”, afirmou o secretário de Assistência Social , Alfredo Menezes.

Em parceria com o CMI, a programação alusiva ao Dia Mundial do Idoso segue durante a semana com atividades nos CRAS da Praça do Céu e Riacho da Guia.  O Conselho também realizará rodas de conversas na Uneb, Pastoral do Idoso e no Centro Social Urbano- CSU.

Deixe uma resposta