Qualifica Bahia conclui curso de culinária em Santo Amaro

Publicidade 2

A busca pelo aperfeiçoamento profissional levou a cozinheira Cristiana Ribeiro, 44 anos, a ingressar no curso de culinária oferecido pelo Programa Qualifica Bahia, no município de Santo Amaro. “Trabalho há cerca de dez anos nessa área. Faço doces e salgados sob encomenda e, nos finais de semana, trabalho em uma barraca na praia de Cabuçu. Apostei no curso porque queria aprender mais, conhecer novas receitas”, conta.

Nesta quarta-feira (26), Cristiana foi uma das 20 mulheres certificadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em uma cerimônia realizada no auditório do Círculo Operário Católico do município do Recôncavo Baiano. “Pra mim o curso foi uma boa experiência. Aprendi a fazer maniçoba, xinxim e outros pratos que eu ainda não sabia. O Qualifica Bahia nos dá o anzol e aí a gente começa a pescar”, afirma.

Durante 200 horas de aula, as participantes do curso receberam orientações sobre planejamento e controle de custos do cardápio; técnicas de segurança e de higiene na manipulação e preparo de alimentos; normas de congelamento e armazenamento; e receitas da cozinha clássica, natural e regional.

“A culinária de Santo Amaro já é reconhecida no Brasil e no mundo e o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoar o talento dessas mulheres que estão batalhando pela sua dignidade e sobrevivência”, explica a chefe de gabinete da Setre, Ângela Guimarães.

Também participaram da cerimônia de certificação, o presidente da Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), instituição executora do curso,Valnei Silva; a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Bárbara; os representantes do terreiro de candomblé Ilê Axé Oju Onirê, Pai Pote e Manuela Pereira; o demandante do curso, Rodrigo Velloso; a representante do grupo da terceira idade Zezinho Velloso, Irenalva Pinto; e a coordenadora do curso, Ana Cristina Pinto.

 

Ascom Setre

Deixe uma resposta