Abertura da Semana Nacional do Trânsito ressalta o respeito à vida

Publicidade 2
Abertura da Semana Nacional do Trânsito ressalta o respeito à vida
Abertura da Semana Nacional do Trânsito ressalta o respeito à vida

A necessidade de mudança na postura de pedestres, ciclistas e motoristas e o respeito à vida foram os pontos em comum destacados por representantes de órgãos municipais e estaduais na abertura da Semana Nacional do Trânsito em Alagoinhas. A solenidade, nesta terça-feira (18), na Faculdade Santo Antônio, reuniu também estudantes e parceiros da sociedade civil engajados em atividades e programas voltados para a segurança no trânsito.

“Nos próximos dias estaremos com equipes nas ruas para intensificar as atividades educativas que planejamos e colocamos em prática ao longo de todo o ano”, afirmou o Superintendente de Transporte e Trânsito (SMTT), Coronel Nonato Leite.

Em sua palestra, Alex Cunha Oliveira, Sub Tenente da PM e Educador de Trânsito, pediu mais respeito às vidas. “Precisamos deixar de lado a hipocrisia que tem na nossa sociedade quando o assunto é trânsito e fazer um apelo pela vida, reforçando, quantas vezes mais for preciso, condutas como não beber se for dirigir e respeito aos limites de velocidade e às placas de sinalização”. pontuou. “Acidente de trânsito não é erro, ele é ensaiado diversas vezes”, afirmou.

Ele levantou outro ponto para a discussão: “O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de mortes no Trânsito. Em média, 400 mil pessoas por ano,  são afetadas por sendo que 47 mil são vitimas fatais. Entre as principais causas são falta de atenção, velocidade incompatível, álcool, desobediência à sinalização, ultrapassagens indevidas e sono. Diante disso, a proposta é chamar atenção sobre importância da mudança de atitude, lembrar que cada um é responsável por mudar este cenário adotando novos comportamentos”, destacou.

Para o procurador da SMTT, Hilton da Silva, é com investimento em educação que o Brasil obterá melhoras no comportamento do trânsito. “O grande esforço tem que ser em educação a médio e a longo prazo. É dessa maneira que perceberemos mudanças concretas, com reflexos e melhorias na segurança pública, com novas perspectivas e mais esperança”, defendeu.

Semana Nacional de Trânsito

Com o tema ” Nós Somos o Trânsito”, a programação da Semana do Trânsito foi iniciada na manhã desta quarta-feira (19), com diversas ações  na Praça J.J. Seabra , em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), Sest Senat, Polícia Militar, escolas municipais e iniciativa privada, e prossegue até o dia 25 de setembro, quando será promovida uma caminhada no centro da cidade.

Veja quais atividades  programadas para os outros dias na semana Nacional do Trânsito em Alagoinhas:

Dia: 20 de setembro

Local: Praça J.J.Seabra

Das 9h às 13h

Blitz Educativa com apoio da PM

Panfletagem – Apoio de seguradoras e Auto Escola Capacita

Vacinação com apoio do Núcleo Regional de Saúde Nordeste

Aferição de Pressão Arterial e Teste para medir a glicemia capilar com apoio dos estudantes e professores do CETASS e CETEP

Apresentação do AABB Comunidade

Apresentação de grupos de dança, banda marcial tradicional, capoeira e artes plásticas.

Dia: 21 de setembro

Local: Praça J.J.Seabra

Das 9h às 13h

Blitz Educativa com apoio da PM

Panfletagem – Apoio de seguradoras e Auto Escola Capacita

Vacinação com apoio do Núcleo Regional de Saúde Nordeste

Aferição de Pressão Arterial e Teste para medir a glicemia capilar com apoio dos estudantes e professores do CETASS e CETEP.

SEST SENAT

Dia: 24/09/2018

Palestras em empresas e escolas

Dia: 25/09/2018

Encerramento

Caminhada com saída do Estacionamento da Prefeitura

Horário: 16h

Percurso: Destino à Praça Rui Barbosa e retorno para a J.J.Seabra.

Deixe uma resposta