Estudantes da rede estadual participam de Aulão ENEM 100% na Secretaria da Educação do Estado

Publicidade 2

Começou nesta segunda-feira (17) o terceiro ciclo de aulões do projeto ENEM 100% 2018 dirigido para estudantes da rede estadual de ensino. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, no auditório do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o projeto visa contribuir para a preparação dos alunos, além de funcionar como um motivador para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dia 4 e 11 de novembro.

A atividade prosseguirá nesta terça, quarta, quinta (18,19 e 20) e na segunda-feira (24), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, sempre com transmissão ao vivo pelo portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Estima-se que o Aulão ENEM 100% conte com a participação presencial de 1.680 estudantes, de 42 escolas, de Salvador e Região Metropolitana (RMS). As aulas também estão sendo acompanhadas pelos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), programa estadual, cujas aulas são transmitidas, via satélite e em tempo real, para 404 localidades na Bahia, garantindo que estes estudantes que moram em áreas longínquas do Estado possam fazer e concluir o Ensino Médio, com a vantagem de estarem perto de casa.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ressaltou as estratégias adotadas pela Secretaria para oferecer aos estudantes as condições de escolherem o seu caminho após o Ensino Médio. “Os Aulões ENEM são mais uma das ferramentas que possibilitam que os jovens se preparem para entrar no Ensino Superior, levando em conta os alunos de toda a Bahia, onde, também, disponibilizamos aulas online e via satélite pelo EMITEC para moradores da zona rural. Nossas ações também estão voltadas para um novo perfil de ofertas para dar mais opções de acesso à formação profissional, além de também valorizarmos a necessidade de trabalhar as funções socioemocionais dos jovens, promovendo uma estabilidade emocional do estudante na sua vida pessoal e profissional”, afirmou. 

O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, falou sobre a dinâmica das aulas. “Estamos transformando a Secretaria em uma grande sala de aula com o objetivo de promover o fortalecimento do suporte pedagógico aos estudantes para que no momento da prova eles estejam mais seguros e tranquilos. E procuramos fazer isso da forma mais lúdica possível, então começamos o aulão com um meditação e relaxamento, com música e interação”, ressaltou.

O estudante Pedro Souza, 18 anos, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, falou sobre a atividade. “Desde o começo do ano tenho um plano de estudo que me dá um foco para as provas. Com essas aulas há 48 dias do ENEM, temos um direcionamento bacana para esse final de caminhada. Estou muito focado porque quero passar para Engenharia da Computação no Cimatec, então todo preparo está sendo voltada para esse objetivo. É importante essa iniciativa da Secretaria da Educação”, afirmou.

Ainda segundo a estudante Pâmela Catarine, 17, do Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães, em São Sebastião do Passé, a reta final é o momento mais importante para os que pretendem realizar uma boa prova. “Agora é a oportunidade de estarmos atentos aos assuntos e estratégias para o momento da avaliação. Minha preparação, além da escola, esteve direcionada à internet e aplicativos voltados para o ENEM. Esses Aulões também se tornam necessários porque terminam sendo mais uma experiência para discutirmos os conhecimentos de forma ampla”, destacou.

Para o professor de Física, Marival Chaves, os aulões motivam os estudantes. “Queremos dar um novo gás a estes alunos na reta final de preparação. Queremos que eles saiam daqui motivamos e mais conscientes do rumo que devem tomar. Os assuntos abordados são importantes, mas também queremos mexer com a emoção desses jovens”, disse.    

 

Foto: Josenildo Almeida

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Deixe uma resposta