Contempladas pelo Educação Conectada, 47 unidades de ensino de Alagoinhas poderão contar com acesso à internet

Publicidade 2
Foto: Divulgação/SEDUC

Com a adesão ao programa Educação Conectada, do Governo Federal, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Educação (SEDUC), garantiu o acesso à internet para 47 unidades de ensino do município, entre escolas da zona urbana e da zona rural.

A intenção, segundo a secretaria, é que a conexão seja utilizada para uso pedagógico na educação básica, em consonância com o Plano Nacional de Educação, que prevê o apoio à universalização do acesso à internet como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

“A gente está vivendo em um contexto de evolução tecnológica e nada mais justo que a educação acompanhar essa evolução. Hoje tudo é através de mídias e a educação tem que acompanhar isso para o desenvolvimento pedagógico”, pontuou Jamile Cerqueira, coordenadora de tecnologias da SEDUC.

Para a professora Aline Oliveira Bastos, das escolas nucleadas Rodrigues Matos e Santa Luzia, onde a internet já está funcionando, além de um instrumento complementar tecnológico, o acesso permite a criação de aulas mais dinâmicas. “Temos que pensar que essa nova geração já nasce com o celular na mão. Com a escola informatizada, os professores têm a oportunidade de mostrar que internet não é apenas rede social. Tivemos uma reunião com os professores e eles estão bastante animados. É também uma chance de utilizar ferramentas de busca e pesquisa, já que nessas escolas, da zona rural, não temos biblioteca”, comentou.

Das 47 escolas contempladas, 25 já estão com o recurso do programa em conta bancária e articuladores de 418 municípios que aderem à iniciativa participaram, na última quarta-feira (12), da 1ª formação presencial do Educação Conectada, realizada em Salvador. “O encontro foi importante para que a gente pudesse esclarecer algumas dúvidas das atividades que desenvolvemos e para que compartilhássemos experiências”, explicou Jamile Cerqueira.

Deixe uma resposta