Qualifica Bahia certifica 60 trabalhadores

Bahia DIREITO DO TRABALHADOR
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE certifica jovens do programa Qualifica Bahia.
Foto: Camila Souza/GOVBA
Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) certificou 60 trabalhadores que concluíram cursos do Programa Qualifica Bahia, nos bairros de Cosme de Farias, São Cristóvão e Uruguai, em Salvador. A cerimônia aconteceu no auditório da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana.

Desempregada há dois anos, Viviane Nogueira participou do curso de Doces e Salgados e, com o conhecimento adquirido nas aulas, está contribuindo para o sustento da família. “Atualmente, estou fazendo salgados e trufas que aprendi no curso. Vendo na porta de casa, recebo também encomendas e já tenho meus clientes certos para entregas nos finais de semana”, conta, empolgada.

A estudante de psicologia Marcela Reis, 20 anos, optou pela formação em Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais. “No início do curso foram abordadas questões relacionadas a cidadania e direitos humanos. Na segunda parte, aprendemos como usar as redes digitais para impulsionar nossa carreira profissional e desenvolvemos projetos de aplicativos. São conhecimentos importantes que podem ser usados em todas as áreas”, avalia.

Para a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Bárbara, o Qualifica Bahia cumpre um papel importante, principalmente, em um período de altos índices de desemprego. “O principal objetivo dos cursos é contribuir para a geração de renda e inserção dos trabalhadores do mercado de trabalho formal ou informal. Em 2018, o programa disponibilizou 2.460 vagas, em 82 municípios, de 23 territórios de identidade” destaca a coordenadora.

Também participaram da certificação, o representante da Associação Santa Luzia, instituição executora dos cursos, Carlos Eduardo Barbosa; e as demandantes dos cursos, Tatiane Ferreira e Vanda Reis.

Ascom Setre

Deixe uma resposta