Praça Ruy Barbosa encara seu primeiro desafio com chuva, multidão e vandalismo

Publicidade 2

A nova praça Ruy Barbosa, no centro de Alagoinhas, inaugurada na noite de ontem (6), teve durante todo o dia de hoje (7) uma prova de resistência à visitação pública e aos vândalos. A segurança, informada que seria feita pelos permissionários de barracas, não foi vista no local.

E a praça foi desaprovada em vários aspectos. A chuva, prevista desde o início da semana, formou várias poças de lama, criando transtornos às crianças e adultos que transitaram pelo local.

Sem vigilância e a mercê da falta de educação de grande parte dos visitantes, a praça recebeu uma enxurrada de depredação, a começar pela fonte luminosa, que teve uma parte da borda da pedra de mármore quebrada. A grama do entorno da fonte e dos demais locais, estava se soltando, grande foi a presença de pessoas transitando por cima dela.

No final da tarde e início da noite, alguns vândalos transformaram a fonte numa piscina, fazendo selfies e vídeos, já postados nas redes sociais como algo surpreendente.

Não havia nenhuma proteção para evitar o acesso à área verde, aos jardins instalados em várias partes, com muita gente pisando e destruindo o que foi plantado dias atrás.

Uma das cestas de lixo, instalada no final da tarde de ontem, foi completamente destruída e o que restou dela já era instrumento de brincadeiras para adolescentes.

Os dois parques também enfrentaram problemas. Sem nenhuma rede de drenagem, a água se acumulou, gerando riscos à segurança das crianças. Com a chuva, a prefeitura interditou os dois lados da avenida e destinou o espaço à instalação de brinquedos infláveis e vendedores de bugigangas.

 

Mas a praça também teve aprovação daqueles que foram curtir o novo espaço dado à cidade. O morador do entorno, o aposentado Antônio Luis Costa, disse que conhece a praça desde os anos 1960, e que esse modelo é o mais bonito já feito até agora.

Os vendedores ambulantes que atuaram vendendo de tudo na praça também aprovaram o novo espaço. “É o que temos de lazer em Alagoinhas, pois a Praça Mário Laerte, conhecida como a praça da Schin, está completamente destruída”, disse a dona de casa Amália dos Santos Silva.

Ela já frequentava a praça há muitos anos, mas disse que o que ela estava vendo era o que de mais belo já havia sido feito em todos os tempos. A estátua de Ruy Barbosa sentado num banco ao lado do seu memorial foi um dos lugares preferidos por ela, que aproveitou para fazer uma selfie.

Por Davidillan Ribeiro

1 COMENTÁRIO

  1. Achei q ficou linda a praça seria otimo q continuace assim espero q coloque guarda lá pea evitar estes vandalo destruir obrigado prefeito pela esta praça linda

Deixe uma resposta