SAAE passa a fazer coleta seletiva internamente

Publicidade 2

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, através da Assessoria de Integração Comunitária (AIC), passou a realizar a prática da coleta seletiva em suas dependências.

De acordo com Ana Mêre Silva, assistente social, “a ação partiu de uma pesquisa aplicada internamente, a fim de saber como o trabalho social-educativo, já levado pelo SAAE às comunidades, poderia ser abordado entre os funcionários”.

Em paralelo à aquisição dos contêineres, colocou-se em prática uma ação de conscientização, reforçando a necessidade de destinar corretamente os materiais passíveis de reciclagem. Os funcionários, por sua vez, aderiram à campanha e, desde então, passaram a separar os tipos de lixo em suas próprias salas.

O recolhimento semanal do material ficou sob responsabilidade da Cooperativa de Catadores de Alagoinhas (CORAL). Ticiane Queiroz, uma das cooperadas, afirmou que “a parceria entre a CORAL a e o SAAE é de extrema importância, tanto para o meio ambiente, graças à reciclagem, como também para as tantas famílias que dependem da coleta para ter uma renda”.

Tendo a sede como ponto de partida, a inciativa comtemplará, gradativamente, as demais localidades da autarquia, desde os sistemas de captação até o Posto de Atendimento.

Vale ressaltar que a responsabilidade ambiental, inerente a toda instituição de saneamento básico, é também dos moradores. Cada um pode fazer sua parte separando o lixo orgânico (restos de comida, cascas de fruta etc.) do inorgânico.

Duas cooperativas passam por diversos pontos da cidade, cotidianamente. A CORAL, sediada no Jardim Petrolar, e a Cooperativa de Reciclagem Exército de Cristo (COORPEC), sediada no Barreiro, atuam na Juraci Magalhães, Praça Kennedy, Ipiranga, Luiz Viana, 2 de julho, Centro, Santa Terezinha, Santa Izabel, Urbis, Catu, Silvia Jardim, além de mercados e escolas.

Além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro), há o WhatsApp e o Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

ASCOM – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

Deixe uma resposta