Governo lança licitação para construção de policlínica de Ribeira do Pombal

Publicidade 2

Moradores de mais 15 municípios baianos terão acesso a uma Policlínica Regional de Saúde, cujo processo de licitação para a construção foi iniciado nesta quinta-feira (30) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. 

A nova unidade será construída em Ribeira do Pombal e atenderá a população das cidades de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto. Todas integram o consórcio interfederativo de saúde da região Nordeste.

Segundo a Sesab, o equipamento será implantado em uma área de 1285 metros quadrados, onde atualmente está o ambulatório do Hospital Santa Tereza e a fundação Hemoba. Entre obras equipamentos, serão investidos cerca de R$ 12 milhões. A previsão é que a construção seja iniciada em outubro e deve ser finalizada em até 10 meses.

“Temos o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia, e as policlínicas regionais contribuem para reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-o mais precoce, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma Vilas-Boas.

Dentre as especialidades médias a serem oferecidas estão angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para os seguintes: tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Também serão realizados vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica e gastroenteral.

Hospital Santa Tereza

O governo do Estado também anunciou a reforma e ampliação do Hospital Santa Tereza. Atualmente gerido pelo consórcio, a unidade passará por intervenções nas áreas de Bioimagem, Centro Cirúrgico, Emergência, UTI Neonatal, UTI Adulto e Internação Pediátrica.

Fonte: BNews

Deixe uma resposta