Guarda Municipal é reconhecida como órgão de Segurança Pública

Publicidade 2

A Guarda Civil Municipal (GCM)  agora faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), passando a ser reconhecida como órgão policial.Instituído pela Lei Federal nº13.675, de 11 de junho de  2018, o Susp foi criado com o objetivo de combater o crime organizado de forma mais eficiente, por meio da  integração dos serviços da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, guardas municipais, agentes penitenciários, agentes socioeducativos e peritos.

O sistema estabelece a integração de dados de inteligência e sobre criminalidade, a padronização da formatação de informações, a troca de conhecimentos técnicos e a execução de operações conjuntas entre os órgãos de segurança pública, respeitando os limites de suas atribuições constitucionais e legais.

De acordo com o comandante da GCM, Allan Matos, a sanção do Susp representa uma vitória para a categoria ” Trata-se de um reconhecimento aos serviços da guarda no âmbito da segurança pública. O efetivo já realiza  operações conjuntas com outros órgãos, no entanto, a partir de agora, teremos acesso ao compartilhamento de informações estratégicas e contaremos com um aporte de recursos federais para serem usados em cursos, treinamentos e na aquisição de equipamentos , o que vai trazer avanços significativos para a segurança pública do município”, informou Matos.

 

17 COMENTÁRIOS

  1. Yuri, o policial não já nasce capacitado ele passa por um processo, assim como os guardas devem passar, nan se usa a polícia arma por ser policial aprovado em concurso, se usa porque foi treinado e capacitado para tal, fico com a percepção do companheiro Silvan, falas porque nan é um de nós ou por inveja, Bom dia

  2. O homem faz inscrição faz a prova os testes, faz academia e está apto voará o exercício, simples assim, tudo para guarda municipal e difícil e complicado, faz ou não faz, brincadeira tem hora..

  3. Parabéns para toda categoria,não sou guarda mas apoio a decisão ! A população so tem a ganhar com isso ! Tem muito mais a ser melhorado como por exemplo os salários e armamento porém já é um bom começo ! Abraço a todos os gcms e deixo aqui o meu respeito e gratidão pelos serviços prestados para a população de modo geral ! Que Deus abençoe todos vcs! . Quem crítica e baba ovo de bandido !!

  4. Gente,temos que lembrar que nós trabalhamos em um único objetivo ,que é uma cidade segura e organizada,Parabéns GM,JUNTOS seremos fortes. CB PM.JEFFERSON .

  5. Não adianta mais fazer o lobby no poder legislativo. A polícia municipal ja é realidade. A população não aguenta mais a falar falar segurança por parte do estado, só nao enxerga os idiotas e interesseiros na inseguranca pública.
    Parabenizo todos os guardas municipais do Brasil . Vocês efetuam um excelente trabalho Como policia Municipal como sempre foram
    Tenho pena do resto do restante.!!!!!!

Deixe uma resposta