Capacitação: SEMAS abre inscrições para mais de 10 oficinas em diversas áreas

Publicidade 2

Com o objetivo de ampliar o potencial de empregabilidade  das famílias usuárias da Rede Socioassistencial do município, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) abre inscrições para 13 oficinas de capacitação(segue lista abaixo), promovidas pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

As inscrições estão sendo realizadas às segundas e terças pela manhã, das 8h às 11h30, na sede da Semas. Para se inscrever, as pessoas devem obedecer aos seguintes critérios: estar devidamente cadastrado no Cadastro Único, ter entre 14 e 59 anos, comparecer ao CRAS com RG e CPF, comprovante de endereço e folha de resumo do CadÚnico em mãos (menores de 18 anos devem se apresentar acompanhados pelo responsável legal).

Preparação para o Mundo do Trabalho

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social com foco nas pessoas de 14 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade social. As oportunidades de inclusão produtiva consolidadas pelo programa compreendem a formação inicial, a qualificação técnico-profissional, a intermediação de mão de obra e o apoio ao microempreendedor individual.

Em Alagoinhas, entre os meses de fevereiro e agosto deste ano, mais de 800 pessoas entre adultos e adolescentes já foram beneficiadas com as ações diárias do programa, que também incluem palestras, dinâmicas e monitoramento de alunos encaminhados pelo programa às  instituições parceiras, a exemplo do SENAI.

A coordenadora do Programa, Maria Ana Matos, salienta que durante as palestras e oficinas são trabalhadas orientações sobre empreendedorismo, a importância da elaboração de um currículo, empoderamento feminino, comportamento durante uma entrevista de emprego, metas e foco, a importância de adquirir novos conhecimentos, dentre outros. “As oficinas visam atualizar e dar autonomia  aos usuários para que encarem os desafios do mercado de trabalho”, afirmou Maria.       

Confira  lista de oficinas: 

1- Vencendo a Timidez

2- Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal

3- Orientação Vocacional

4-Marketing Pessoal

5-Comunicação

6- Currículo Perfeito

7-Entrevista e Processo Seletivo

8- Atendimento ao público

9- Teoria do Conhecimento, Habilidades, Atitude e Competências

10- Liderança, Motivação e Sucesso

11-Design de sobrancelha

12- Barbeiro –  (15 vagas por turma)

13-Manicure e Pedicure ( 20 vagas por turma)

As oficinas serão realizadas no CRAS Praça do Céu, no bairro Santa Terezinha.

Deixe uma resposta