Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana

Publicidade 2

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), realiza um encontro até sexta-feira (24), em Feira de Santana, com empreendimentos da agricultura familiar, contempladas no edital de Alianças Produtivas Territoriais. O objetivo é pactuar procedimentos, prazos e ações prioritárias constantes nos convênios a serem firmados para a implementação dos projetos e fortalecimento das Alianças Produtivas com o setor privado.
O edital selecionou 52 empreendimentos da agricultura familiar. O total de investimento é de R$ 60 milhões, provenientes do projeto Bahia Produtiva, que visa estimular o crescimento produtivo do segmento. O Alianças Produtivas tem como foco a relação comercial das cooperativas da agricultura familiar com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócios.
De acordo com o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, o encontro busca mobilizar os representantes dos empreendimentos, juntamente com a equipe técnica da secretaria, na construção de um ambiente propício, para que as cooperativas, por meio das suas bases de produção, se consolidem no mercado, associando-se a iniciativas privadas que já estão estabelecidas. São 5.747 famílias representadas por esses 52 empreendimentos. 
Exemplo

Experiências de Aliança Produtiva foram apresentadas na abertura do encontro, nesta quarta (22). Uma delas é a da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), do Território de Identidade Baixo Sul. De acordo com o diretor executivo da cooperativa, Ailton Pereira, nos últimos 10 anos, a Coopatan investiu na profissionalização do quadro de funcionários, que são remunerados com o faturamento do empreendimento.  
Além de produzir e comercializar produtos in natura, a Coopatan já possui uma linha de produtos processados, a exemplo da tapioca para preparo do beiju e diversas modalidades de bananas chip. A previsão é de que sejam lançados novos produtos no início do próximo ano, como os chips de aipim e batata doce, além da pesquisa para o desenvolvimento de uma linha de produtos funcionais.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que o objetivo do edital é promover uma relação justa, para que ambas as partes, empreendimentos da agricultura familiar e empresários, possam construir negócios sustentáveis. “As Alianças Produtivas estarão alinhadas a outras ações do Estado, a exemplo da implantação de Armazéns da Agricultura Familiar e Economia Solidária e apoio à Feiras”, afirmou. 
Fotos: SDR

Deixe uma resposta