Prefeitura entrega 5 mil quilos de sementes de feijão de corda às associações rurais

Publicidade 2
SEMAG – Distribuição de Sementes / Fotos: Roberto Fonseca.

Após distribuir 800 toneladas de adubo orgânico do tipo “cama aviário” entre a zona rural de Alagoinhas, a Prefeitura realizou, na manhã desta quarta-feira (15), um encontro com associações e produtores rurais para dar início à entrega de 5 mil quilos de feijão de corda às comunidades.

A iniciativa, que partiu da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), se concretiza como mais um recorde da Administração Pública, que tem apostado na valorização do campo, no apoio ao trabalhador rural e no fortalecimento da agricultura familiar como fatores de desenvolvimento.

“Toda vez que a SEMAG convida e vocês comparecem a gente se fortalece. Estamos aqui com as sementes registradas no Ministério da Agricultura que serão distribuídas a partir de amanhã a cada uma das localidades. Na minha vida em Alagoinhas, eu nunca vi uma gestão tão preocupada em prover os agricultores de insumos. Nosso orçamento é limitado e as demandas são inúmeras, mas eu posso realizar algo concreto, que é a entrega de insumos para a produção. Temos trabalhado de forma incansável para trazer melhorias. Por isso, nosso foco tem sido a entrega de insumos, a recuperação de estradas rurais e o incentivo à produção coletiva”, disse Geraldo Almeida, secretário da pasta, aos representantes de associações.

Na ocasião, ele explicou que a distribuição das sementes estava prevista, no calendário, para meados de agosto, em decorrência do clima. Segundo ele, tanto o feijão quanto a melancia são prejudicados, em potencial de produção, no período do inverno. O secretário conversou com os agricultores sobre a forma de armazenamento das sementes e destacou o cuidado com o plantio. No total, 43 associações devem ser beneficiadas.

“O adubo foi muito bem recebido, ficou todo mundo feliz e agora mais feliz ainda com essa entrega do feijão”, afirmou a presidente da associação do Sauípe, Cirina Gomes.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Cecílio de Almeida Bispo, de Vila São João, concorda. “Tem sido um trabalho vantajoso, contínuo. Isso vai ajudar no desenvolvimento das plantas e na diversidade de plantar outras culturas”, pontuou.

Quem também gostou da iniciativa foi Maria Margarida Santana, presidente da associação de Conceição I. “Os moradores acharam muito bom. Vai beneficiar muita gente”, comentou.

O secretário Geraldo Almeida informou que a distribuição do feijão de corda será iniciada já nesta quinta-feira (16) e ressaltou que todas as comunidades serão contempladas.

Para o prefeito Joaquim Neto, é mais uma ação do poder público municipal na linha de frente pelas medidas que possam contribuir com o produtor rural e com o desenvolvimento do campo. “Eu tive a sorte de encontrar Geraldo Almeida e de ter, na Secretaria de Agricultura, alguém que entenda realmente as demandas do campo. Essa distribuição, da forma que está sendo feita, nunca aconteceu em Alagoinhas, mas faz parte do nosso trabalho de valorizar o que é fundamental para a nossa cidade. Há muito ainda a se fazer, mas seguimos trabalhando não apenas para entregar os insumos, mas para melhorar a qualidade das estradas e proporcionar uma vida digna ao trabalhador rural da nossa cidade”, afirmou.

Deixe uma resposta