Agosto Lilás: Prefeitura de Alagoinhas prepara agenda de eventos para discutir os 12 anos da Lei Maria da Penha

Publicidade 2

Este mês será dedicado a uma série de reflexões sobre os avanços e desafios em políticas públicas para as mulheres. A discussão será pautada pela comemoração dos 12 anos da Lei 11.340/06, ou Lei Maria da Penha. A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) criou uma agenda de eventos que acontecerão durante todo o mês com palestras, rodas de conversas e outras atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e associações de moradores.

Na primeira semana do Agosto Lilás entre os dias 7 e 9 será realizada a abertura do ciclo de palestras “Reflexões sobre a Lei Maria da Penha”. Os convidados para inaugurar a roda de conversa serão o Delegado Dr. Antônio Luciano Lima e a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), no dia 7 de agosto das 13h às 17h – CRAS Praça do CEU.

Já no dia 8 de agosto acontecerá uma ação conjunta entre a equipe do CRAM e Bolsa Família, realizando cadastros do Programa Bolsa Família, tirando dúvidas, promovendo rodas de conversa e panfletagem no bairro de Alagoinhas Velha das 8h às 12h. E no dia 9 de agosto o ciclo de palestra será realizado na Biosanear e no CRAS Nova Brasília, das 7h às 8h e das 13h30 às 15h30, respectivamente.

Além das palestras e ações do Bolsa Família, a SEMAS promoverá diversas atividades, como grupos terapêuticos e panfletagens. Os bairros escolhidos para as ações foram selecionados de acordo com dados de violência, por tanto, a secretaria vai atuar nas regiões onde as mulheres têm sofrido o maior número de violação de direitos.

“O que nós precisamos fazer é prevenir. Não queremos precisar atender mulheres violadas, violentadas e diminuídas por situações de violência psicológica. O que a gestão quer é fortalecer as mulheres e devolver a elas o sentido da autonomia em suas vidas, fazer um trabalho também com os homens, porque se a gente não conscientizar aqueles que praticam violência por conta do machismo a gente não vai conseguir romper esse ciclo. Falo isso como homem, nós precisamos aprender a ouvir as mulheres e eu aprendo isso todo o dia com a nossa equipe”, diz Alfredo Menezes, secretário de assistência social.

Agenda do Agosto Lilás segue até o dia 29/08 com uma audiência pública sobre o Dia da Visibilidade Lésbica, das 14h às 17h, na Câmara de Vereadores. A data lembra o I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que reuniu pela primeira ver no país mulheres lésbicas para discussão a respeito de direitos.

 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DO AGOSTO LILÁS:

O QUEQUEMQUANDOONDE
ABERTURA DO CICLO DE PALESTRAS “REFLEXÕES SOBRE A LEI MARIA DA PENHA”

 

 

 

PALESTRANTE: DELEGADO DR ANTÔNIO LUCIANO LIMA E CONVIDADOS

EQUIPE CRAM

 

 

07/08/2018

13:00h às 17:00h

 

 

 

 

 

 

CRAS PRAÇA DO CEU
AÇÃO CONJUNTA CRAM E BOLSA FAMÍLIA: CADASTRO PBF, INFORMAÇÕES, PANFLETAGEM, RODA DE CONVERSA.

 

CRAM: EVANI LIMA E RHANE PAULA

BOLSA FAMÍLIA

 

 

 

 

08/08/2018

08:00h às 12:00h

 

 

 

 

 

BAIRRO ALAGOINHAS VELHA
PALESTRA “REFLEXÕES SOBRE A LEI MARIA DA PENHA”

 

PALESTRANTE: DRª JAMILY (ADVOGADA)

CRAM: RHANE PAULA

 

09/08/2018

07:00h às 08:00h

 

 

EMPRESA BIOSANEAR
PALESTRA “REFLEXÕES SOBRE A LEI MARIA DA PENHA”

 

CRAM: EVANI LIMA E VANIA CALDAS

 

 

09/08/2018

13:30h às 15:30h

 

 

CRAS NOVA BRASILIA

Deixe uma resposta