Estudantes da rede estadual retornam às aulas após o recesso junino

Publicidade 2

Os estudantes da rede estadual de ensino da capital e interior do Estado voltaram à rotina de aulas, nesta terça-feira (3), após o recesso junino. O retorno segue o calendário oficial do ano letivo de 2018, que encerra no dia 19 de dezembro e conta com 200 dias letivos. Neste segundo semestre, além de novas aprendizagens, os estudantes participarão das ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado e, também, intensificarão os estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas em novembro.

No Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), os estudantes foram surpreendidos com uma grande novidade que dinamizará ainda mais o processo de ensino e de aprendizagem. A unidade escolar foi contemplada com 25 Chromebooks e os estudantes tiveram hoje, a primeira experiência com o equipamento que permite acesso a ferramentas e programas do Google, com o uso da internet. A iniciativa voltada para o projeto e-Nova Educação é resultado da parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Google for Education.

Beatriz dos Anjos, 18 anos, que faz o curso técnico em Administração, contou que ficou entusiasmada. “Ainda estou surpresa, pois não esperava que iríamos retornar às aulas com algo tão inovador e que vai mudar completamente a nossa rotina de aulas com o uso da tecnologia”, disse a estudante ao instalar o Chromebook.

Para o estudante Neemias Moura, 16, do curso técnico em Edificações, as aulas serão ainda mais prazerosas e estimulantes com o uso do equipamento. “Achei muito legal, porque agora teremos aulas diferentes e isso vai nos tirar da rotina de aulas tradicionais. Estou muito animado para aprender a utilizar todas as ferramentas”, afirmou.

A diretora do CEEP, Juçara Silva Santos, falou da expectativa com o retorno às aulas e sobre a implantação do projeto e-Nova Educação. “Os estudantes retornaram mais descansados e preparados para uma nova jornada de aprendizado, na qual teremos o desenvolvimento de projetos e ações. A chegada dos Chromebooks vai dar uma nova motivação para eles, tornando o aprendizado ainda mais dinâmico e transformador”, ressaltou a gestora.

Outra iniciativa do CEEP é a preparação dos estudantes para o ENEM. A unidade vem realizando aulões, em um sábado por mês, com o objetivo de revisar diversos conteúdos cobrados nas provas do exame. Os estudantes utilizam alguns módulos cedidos por cursinhos preparatórios através de uma parceria com a unidade escolar.

A estudante Letícia Costa, 18, que está no último ano do curso técnico em Administração, já está se preparando para o ENEM. “Mesmo no recesso junino eu não parei de estudar. Quero sair daqui direto para cursar Administração em uma universidade e, por isso, estudo aqui e em casa todos os dias”, afirmou confiante. 

Fotos: Claudionor Jr.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Deixe uma resposta