Governo entregará 406 certificados do Cadastro Ambiental Rural em Alagoinhas

Publicidade 2

Mais de 400 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também conhecido na Bahia como Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), serão entregues na próxima quarta-feira (04), a partir das 08h, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.

Com estes documentos, que comprovam o registro público das terras, os agricultores da região terão a situação ambiental dos seus imóveis rurais regularizada, além de acesso a benefícios previstos no Código Florestal, como a possibilidade de usar o crédito agrícola por meio de instituições financeiras.

Em Alagoinhas, a iniciativa foi apoiada pelo mandato do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), que mobilizou e ofereceu estrutura para que os agricultores conseguissem cumprir o prazo de inscrições, encerrado no final do ano passado.

“O cadastro funciona como uma ‘carteira de identidade’ do imóvel rural. O agricultor precisará dele para poder pedir empréstimo e até mesmo pra vender seu imóvel. Por entender a importância disso, meu mandato esteve junto com estes trabalhadores para que aproveitassem a gratuidade no processo, concedida pelo governo”, afirmou o parlamentar.

Entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o cadastro beneficiou agricultores com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (120 hectares), que desenvolvem atividades agrossilvipastoris, incluindo assentamentos, projetos de reforma agrária e comunidades tradicionais que fazem uso coletivo do seu território.

 

Deputado Estadual Joseildo Ramos (PT)
Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na ALBA

Assessoria de Comunicação 

Deixe uma resposta