Sky é acusada de praticar propaganda enganosa na oferta do produto “Sky Livre”

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A empresa de TV por assinatura Sky foi acusada pelo Ministério Público estadual de realizar propaganda enganosa, alterar contratos de forma unilateral e fazer cobranças abusivas contra clientes que aderiram ao produto “Sky Livre”.

Em ação civil pública ajuizada ontem, dia 25, a promotora de Justiça Joseane Suzart aponta que as informações veiculadas pela Sky levaram consumidores à falsa expectativa de que a contratação do produto seria isenta de quaisquer formas de pagamentos, como mensalidades, taxas de recadastramento e valores de recarga. Segundo Suzart, o “Sky Livre” é um serviço pré-pago, vendido “sob a falsa roupagem de um produto autônomo, livre de gastos para a sua manutenção”.

Conforme a ação, diversos clientes reclamaram que, após a contratação do produto, a empresa cobrou-lhes valores pela liberação de canais que constavam no pacote no momento da contratação. Também houve consumidores que, à revelia de sua autorização, tiveram seus contratos modificados de “Sky Livre” para “Sky Pré-Pago”. A promotora afirma que se trata de práticas abusivas contra o consumidor, que ferem o direito à informação e à transparência sobre os produtos contratados por ele.

Joseane Suzart pede à Justiça que conceda decisão liminar para determinar à Sky a adoção de uma série de medidas que garantam os direitos dos consumidores lesados e da coletividade. Entre elas, a de prestar informações “claras e ostensivas sobre todas as características dos serviços ofertados”, evitar publicidade incompatível com os valores e características dos produtos e a de não realizar cobranças indevidas aos consumidores de valor superior ao contratado e ao anteriormente divulgado. 

Cecom/MP 

14 COMENTÁRIOS

  1. Também me sinto lesado. Comprei uma antena Sky livre e hoje estão cobrando pelo serviço… E um abuso e falta de respeito com o cliente… Uma vez adquirido o produto, você também adquire o direito de usar… Acho que a justiça deve fazer valer nosso direito de conumidcon…

  2. Matéria correta. A Sky não só mudou o produto oferecido, agora chamado SKY pré pago, como também tem alterado unilateralmente os contratos antigos, chamados Skylivre, para esse novo formato.
    Eu tenho o Sky livre e tive reclamação acatada pela Anatel.

  3. Laudemir
    sou mais um das vítima , eu não aceitei quebra de contrato e eles cortaram meu sinal da SKY

  4. Também sou vitima, lixo sky.
    Comprei sky livre a muitos anos e decidiram mudar sem comunicar.
    Propaganda enganosa, crime contra o consumidor , abuso de poder e por ai vai.
    Bandidos

  5. Cortaram meu sky livre sem nenhum aviso, somente uma mensagem pedindo para comprar um pacote de programas. E o pior, quando você liga para reclamar eles simplesmente informa que é necessário comprar o pacote e desliga o telefone na cara.

  6. Fui lesado também com essa vergonha. Tenho assinatura da sky em outro endereço e vou cancelar! SKY enganação, NUNCA MAIS!!!

  7. Eu também fui enganada por essa merda de sky empresa podre tudo enganação até um dos supervisores tentou me enganar#indignada

  8. Eu estou decepcionado com a Sky e estou com o aparelho parado na minha casa,porque fui enganado e pior aconteceu com o meu pai que tinha a mais tempo que eu e ficou sem entender,pois cortaram o sinal dele do nada.

  9. Tambem tenho sky livre, não fui comunicada e simplesmente fecharam os canais aberto somente uma mensagem no canal do cliente pedindo pra recarregar. Comprei minha Sky livre paguei a vista em uma grande rede de lojas, ou seja pra adquirir a antena não tinha necessidade nem de procurar um representante Sky. Gostaria de saber por que os canais abertos foram fechados se é uma Sky Livre?

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